ARTIGOS SOBRE LAYOUT

O layout de produção é uma representação gráfica do chão de fábrica. É uma técnica utilizada para definir a distribuição e disposição física dos componentes da área de produção. Objetiva organizar o espaço físico, garantindo maior eficiência na produção.

LAYOUT

Elaboração de uma proposta de layout para uma indústria de confecção de Santa Catarina.

Autores: Mirna De Borba, Beatriz Ferreira Angelo de Deus e Carolina Piñeiro Bua 

O presente trabalho tem por objetivo apresentar um estudo feito na área de layout e sua aplicação prática, através de uma metodologia já desenvolvida, em uma empresa de confecção de vestuário para o público teen feminino localizada em Santa Catarina. Primeiramente, é explanado sobre a importânia de um bom arranjo físico e sobre o processo de produção de uma indústria deste ramo, em seguida descreve-se as etapas realizadas para elaboração da proposta de um novo layout. Finalmente são apresentadas as conclusões obtidas com esse projeto

Metodologia para elaboração de propostas de layout num setor administrativo e estudo de caso.

Autores: Mirna De Borba e Cláudia Cristina Joaquim

Muito pouco se houve falar sobre projeto de um setor administrativo, como um escritório ou ambientes empresarias que não envolvam processo produtivo, em virtude do pouco estudo científico realizado nesta área. Este trabalho apresentou-se uma seqüência sucinta e lógica dos passos a serem seguidos, compondo um modelo de metodologia prática e simples, utilizando em algumas etapas uma adaptação do já conhecido método SLP, para que sirva de base à elaboração ou modificação do arranjo físico. Faz-se ainda um estudo de caso no ambiente de trabalho da uma entidade estudantil Programa de Educação Tutorial da Engenharia de Produção (PET-Produção) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) visando a aplicação da técnica proposta. 

Implantação de uma metodologia de layout em departamentos universitários.

Autores: Mirna de Borba, Carolina Piñeiro Bua e Marjorie Nunes de Abreu Welsch

Projetos de layout em Escritórios apresentam varias dificuldades tanto no que tange a bibliografia escrita sobre o assunto quanto a um guia prático de como elaborar tais projetos. A dificuldade aumenta ainda mais se o estudo for feito para os escritórios que compõe os departamentos de uma universidade. O ambiente universitário e as instalações utilizadas por essas instituições têm suas particularidades e alguns fatores que caracterizam tais locais fazem com que esses projetos sejam ainda mais difíceis de serem elaborados e implementados. Este trabalho aborda uma sequência breve e lógica de etapas a serem seguidas, utilizando uma adaptação do método SLP que serve de base para o estudo de um arranjo físico para escritórios. Apresentam-se ainda estudos de casos feitos em dois departamentos da Universidade Federal de Santa Catarina e dificuldades encontradas na execução de um novo layout para cada um desses locais utilizando para isso da proposta de metodologia apresentada.

Proposta de um arranjo físico para o almoxarifado de uma empresa do setor privado.

Autores: Guido Rosso Guedin, Jaime Baú, Leonardo Knihs Zierke e Mirna de Borba

Este artigo apresenta a otimização da distribuição dos materiais e estudo e elaboração de um novo Layout para o almoxarifado em uma empresa do setor privado. A proposta foi elaborada baseada em estudo bibliográfico e na análise de dados obtidos através de questionários e observação. Essa proposta visa reorganizar o almoxarifado da empresa e com isso criar uma cultura de organização e racionalização do espaço em futuras expansões, minimizando, assim, possíveis despesas. 

CONTATO

Universidade Federal de Santa Catarina

Campus Trindade

R. Dep. Antônio Edu Vieira - Trindade, Florianópolis - SC, 88040-535, Brazil.

petepsufsc@gmail.com

(048) 3721-7060

  • Black Facebook Icon
  • Black LinkedIn Icon
  • Black Instagram Icon

© Desenvolvido pelo grupo de Marketing 2017.2 e revisado pelo grupo de Marketing 2020.1