ARTIGOS SOBRE METHODS-TIME-MEASUREMENT (MTM)

Sendo um dos Sistemas de Tempos Pré-determinado mais utilizados no mundo, o MTM se constitui de uma  técnica de determinação de tempo configurada a partir  do estudo dos movimentos necessários para a execução  de uma tarefa.

​METHODS-TIME-MEASUREMENT (MTM)

MTM e Ergonomia na análise do trabalho de um operador de soldagem de placas eletrônicas de uma empresa de comunicação digital de Florianópolis-SC.

Autores: Mirna De Borba, Lizandra Garcia Lupi Vergara, Alexandre Tsuyoshi Kobayashi e Wellington Renan Holler

O presente artigo propõe uma aplicação integrada da análise ergonômica e de MTM na descrição e avaliação do trabalho de um operador de soldagem de placas eletrônicas de uma empresa de comunicação digital de Florianópolis-SC. O objetivo é iddentificar e quantificar os principais fatores de riscos devido à sobrecarga biomecânica dos membros superiores, relacionados aos trabalhos envolvendo precisão de operações manuais. Inicialmente foram aplicados questionários e o método RULA para identificação de problemas ergonômicos que possam afetar a saúde do operador. Para avaliar o método e o tempo de execução da atividade, utilizou-se o método MTM-1. A partir dos resultados das análises ergonômicas e de MTM, foram propostas melhorias no posto de trabalho analisado, apresentando os benefícios da aplicação integrada desses métodos. 

Aplicação do Methods-Time-Measurement (MTM) para o diagnóstico de um setor produtivo: um estudo de caso em uma empresa de plásticos de grande Florianópolis.

Autores: Mirna De Borba e Joao Luiz Viana Neto 

O presente trabalho apresenta a aplicação do método de tempos pré-determinado (MTM) no diagnóstico de um setor produtivo de uma empresa de plásticos. No estudo de caso realizado, uma sequência de passos foi seguida, para que fosse possível a aplicação do método MTM. Após a utilização do método, um diagnóstico do sistema produtivo atual foi feito, assim como o levantamento dos tempos do processo produtivo. Uma séria de propostas de melhoria foram levantadas, visando a melhoria do método e a redução dos tempos de produção.

Aplicação das ferramentos de mapeamento do fluxo do valor métodos de tempos pré-determinados, em uma pequena empresa de montagem de bicicletas.

Autores: Mirna de Borba, Eduardo Takayuki Hirose  e Daniel Araújo Bezerra de Sousa

Este trabalho tem o propósito de apresentar a utilizacão da ferramenta de tempos e métodos pre determinados(MTM) em conjunto com a ferramenta mapeamento do fluxo de valor (MFV) em uma empresa montadora de bicicletas, na região da grande floorianopolis. Durante este trabalho foi necessário uma adaptação do método de mapeamento do fluxo de Valor, para que a ferramenta MTM fosse utilizada, e obter uma melhor análise do processo produtivo. Para tanto foi preciso filmar cada processo produtivo para que se pudesse analisar, minuciosamente, cada pequena atividade realizada pelos operadores em sua rotina diária, visão micro do sistema produtivo. Dessa forma foram concebidos os tempos de ciclo utilizados no MFV que, por sua vez, estudou a produção (visão macro do sistema produtivo). Após análise conjunta das duas ferramentas foi utilizado o software TICON, para simular o mapa futuro a partir da eliminação dos desperdícios identificados. Como resultado da simulação obteve-se um sistema produtivo flexível que possa atender à sazonalidade da demanda

Utilização do método MTM-A1 para o balanceamento de uma linha de produção: um estudo de caso em uma empresa do setor cosméticos.

Autores: Carolina Koettker de Souza, João Luiz Viana Neto e Mirna de Borba

Este trabalho visa expor a utilização do método de análise de tempos pré-determinados MTM-A1 em uma empresa do setor de cosméticos, com o objetivo de fornecer a base para o balanceamento de uma linha de produção.Primeiramente, foramm estudadas bibliografias e publicações anteriores referentes ao assunto, que fundamentaram o posterior estudo de caso. Após,foram realizadas filmagen e medições da referida linha a fim de obter os dados necessários para a análise. Em seguida, analisou-se a situação atual com a ferramenta MTM, o que forneceu as informações necessárias para o balanceamento da linha de produção. Obteve-se, por fim, uma proposta de melhoria do método de trabalho de modo a permitir um melhor balanceamento.

Comparação dos métodos de análise de tempos pré-determinados MTM-A1 e MTM-UAS: um estudo de caso junto a uma linha de montagem de telefones

Autores: Mirna de Borba, Clara Link, Adriano Zonta e Guilherme da Luz Daros

Este trabalho objetiva relatar a utilização dos métodos de análise de tempos prédeterminados MTM-A1 e MTM-UAS em uma linha de montagem de telefones, com vista a gerar subsídios para afirmar a eficiência do método de análise MTM-UAS em comparação com o método MTM-A1. Para este trabalho foram analisadas bibliografias relacionadas ao assunto, materiais publicados anteriormente com a análise da montagem pelo método MTMA1, além de vídeos da linha de montagem da empresa. Alguns resultados deste trabalho foram a confirmação da praticidade de utilização do método MTM-UAS em comparação ao MTM-A1, além da identificação de pontos para melhorias, relacionadas ao método e tempo de montagem, nos postos de trabalho analisados. Além disso com a utilização deste método verificou-se a praticidade na análise dos tempos de cada parte da linha de montagem. 

O Método MTM (Methods Time Measurement) para o aumento da produtividade e melhorias das práticas de trabalho

Autores: Thiago Silveira, Arnaldo Vieira Jacob e Mirna de Borba

Este trabalho apresenta os resultados de um projeto realizado pelo Programa de Educação Tutorial Engenharia de Produção (PET Produção) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em conjunto com uma empresa da grande Florianópolis. O projeto consiste na aplicação do Método MTM (Methods Time Measurement) em uma linha de produção da empresa visando o aumento da produtividade e melhorias das práticas de trabalho. A proposta do presente artigo é demonstrar os resultados obtidos com a aplicação do sistema MTM, bem como fazer uma breve explanação a respeito do método de análise de processos. 

CONTATO

Universidade Federal de Santa Catarina

Campus Trindade

R. Dep. Antônio Edu Vieira - Trindade, Florianópolis - SC, 88040-535, Brazil.

petepsufsc@gmail.com

(048) 3721-7060

  • Black Facebook Icon
  • Black LinkedIn Icon
  • Black Instagram Icon

© Desenvolvido pelo grupo de Marketing 2017.2 e revisado pelo grupo de Marketing 2020.1