ARTIGOS SOBRE QUALIDADE

Qualidade é uma forma de gestão que busca a satisfação das necessidades e expectativas dos clientes. O controle da qualidade revolucionou os ciclos produtivos, auxiliando na permanência e sucesso das organizações.

QUALIDADE

Implantação de um sistema de gestão da qualidade segundo a norma ISO 9001:2008 em uma empresa do ramo imobiliário da grande Florianópolis.

Autores: Mirna De Borba, Tafarel Tiago Langhammer, Lucas Vinicius Da Silva Goulart e Lorenzo José Martins Giusti

O presente artigo tem por objetivo relatar o processo de implantação de um sistema de gestão da qualidade segundo a norma ISO 9001:2008, realizado por meio de uma pesquisa-ação em uma empresa do ramo imobiliário da grande Florianópolis. Tendo em vista a difusão global do conceito de qualidade e das várias formas de gerenciamento focadas nesse conceito, este trabalho evidencia a versatilidade da aplicação dos requisitos da família de normas ISO 9000 e contribui com futuros trabalhos dessa espécie, que tendem a ser cada vez mais comuns. Para isso, inicialmente é feita uma revisão da literatura, apresentando conceitos ligados a sistemas de gestão da qualidade e os princípios que fundamentam os requisitos da norma ISO 9001:2008. Na sequência, é exposta a metodologia utilizada para a implantação do SGQ e é descrita cada uma das etapas realizadas. Como resultados, destacam-se o mapeamento dos processos da empresa relacionados à locação de imóveis e a implantação da documentação que fundamenta o SGQ desejado. Por fim, concluiu-se o trabalho destacando as dificuldades encontradas, benefícios gerados na empresa e oportunidades para trabalhos futuros.

Elaboração de um modelo de implantação do programa 5S e sua aplicação em uma montadora de bicicleta.

Autores: Mirna De Borba, Everton Henrique Matsumoto, Filipe Michelutti, Rafael Bernardo De Castro e Tafarel Tiago Langhammer

O presente artigo tem por objetivo apresentar um modelo de implantação do programa 5s e sua aplicação em uma empresa montadora de bicicleta de pequeno porte. Inicialmente é feito uma explicação, baseada em revisão de literatura, sobre o programa e os cinco sensos. Na sequência, é exposto o modelo proposto de forma detalhada, sua adequação na implantação e os resultados obtidos em cada etapa. As ações realizadas apresentaram resultados tais como: ambientes mais limpos e organizados, combate ao desperdício, motivação dos colaboradores, maior aproximação e comprometimento com a empresa. Concluiu-se o trabalho destacando as dificuldades encontradas e os benefícios obtidos com a implantação.

Implantação do Programa 5s em uma Equipe de Competição Universitária: Dificuldades e Benefícios

Autores: Mirna de Borba, André Costa Nadalini e José Paulo Dal Toé Pozzobon

O presente artigo apresenta a implantação do programa 5s em uma equipe de competição automotiva universitária. Inicialmente é feita uma revisão da literatura sobre o programa 5s, os cinco sensos e as dificuldades da implantação desse programa. Na sequência, são apresentadas as etapas seguidas para implantar o programa no ambiente da equipe e os resultados obtidos em cada etapa. Por fim, são mostradas as dificuldades na implantação num ambiente universitário e os benefícios obtidos com o programa.

Implantação de um Sistema de Gestão da Qualidade conforme a Norma ABNT NBR ISO 9001:2000 no Laboratório de Controle de Processos do Departamento de Engenharia Química e de Alimentos da Universidade Federal da Santa Catarina (LCP-EQA-UFSC).

Autores: Ludmila Kravchychyn, Arnaldo Vieira Jacob,Odilon Alves Filho, Ricardo A. F. Machado e Mirna de Borba

O presente trabalho descreve a implantação de um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) baseado na norma ISO 9001:2000 em um laboratório de pesquisa vinculado à Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O Projeto foi desenvolvido pelo PET-Produção em conjunto com integrantes do Laboratório de Controle de Processos (LCP) e tem como objetivo otimizar os processos necessários à realização dos projetos desenvolvidos nesse laboratório. Devido ao número relativamente grande de pesquisas que o LCP desenvolve e a grande rotatividade de membros, a implantação do SGQ é relevante não só para a melhoria de seus processos como também para o repasse do conhecimento e memória do sistema. A implantação de um SGQ em laboratórios de pesquisa não é uma prática comum, porém sua aplicação foi bastante efetiva e comprova a abrangência de Sistemas desse tipo, diferenciando esse trabalho de outros que possuam o mesmo objetivo.

Implantação, certificação e manutenção de um sistema de gestão da qualidade na “Gestão dos Cursos de Graduação em Engenharia de Produção” da Universidade Federal da Santa Catarina conforme a norma ABNT NBR ISO 9001:2000.

Autores: Victor Monte Mascaro Vietti, Bruno Monte Mascaro Vietti, Fábio Marins, Gustavo Slongo, Thiago de Oliveira Pereira e Robert Wayne Samohyl

Este trabalho tem como objetivo apresentar o modelo de Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) implantado e mantido no Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Tal sistema tem auxiliado na melhoria do ensino de graduação, na obtenção de dados para a elaboração de indicadores e na padronização dos processos relacionados à Secretaria dos Cursos de Graduação em Eng. de Produção. Esta certificação, realizada em 2003, é a primeira de um Departamento em uma Universidade Pública no Brasil, e devido aos bons resultados obtidos pode servir como uma alternativa para a melhoria do Ensino em Instituições Públicas do Brasil.

Plano de Amostragem para auditoria de produto: um estudo de caso.

Autores: Ézio Rosso Junior, Nathalia Soar, Camylla Ramos de Amorim, Mateus Lamin e Antonio Cezar Bornia

O objetivo deste trabalho é adequar o processo de auditoria de produtos de uma empresa especializada em controles eletrônicos utilizando uma metodologia eficaz para definir o tamanho das amostras a serem auditadas. Iniciou-se o estudo a partir da necessidade de otimizar o processo de auditoria de produtos realizado na empresa. Foi desenvolvido um novo plano de amostragem de aceitação para atributos com base na NBR 5426 e, para avaliar o histórico da qualidade, foram criadas regras para alterar a severidade da inspeção aplicada. Finalmente, realizou-se simulação da aplicação do plano de amostragem na auditoria de produtos. Como resultado, verificou-se redução do tamanho amostral em relação ao plano anterior. Concluiu-se que a implantação de um plano estatisticamente correto e padronizado através da NBR 5426, mesmo em empresas de grande porte, reconhecidas pela qualidade de seus produtos, oferece oportunidade de melhoria em seus processos de controle de qualidade.

CONTATO

Universidade Federal de Santa Catarina

Campus Trindade

R. Dep. Antônio Edu Vieira - Trindade, Florianópolis - SC, 88040-535, Brazil.

petepsufsc@gmail.com

(048) 3721-7060

  • Black Facebook Icon
  • Black LinkedIn Icon
  • Black Instagram Icon

© Desenvolvido pelo grupo de Marketing 2017.2 e revisado pelo grupo de Marketing 2020.1