GUIA  DO CALOURO

Bem-vindas e bem-vindos calouras e calouros da Engenharia de Produção!

Como você chegou agora à universidade e ainda está um pouco perdido, veio ao lugar certo! Aqui encontrará dicas preciosas sobre como melhor aproveitar tudo que essa nova fase tem a oferecer.

Este guia foi desenvolvido durante um projeto por bolsistas do PET Engenharia de Produção em parceria com o CALIPRO  e o Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas da UFSC.

Calouros passam por algumas dificuldades a mais quando comparados aos alunos que estão há algum tempo na universidade!

Sabendo disso, neste guia estão elencadas algumas dicas para ajudar você tanto no quesito integração, quanto no relacionado às disciplinas da graduação. 

DICA 1

CAGR

CAGR é uma plataforma online de apoio aos alunos. Você pode acessá-la em https://cagr.sistemas.ufsc.br/. Na aba “Aluno” do site, você encontrará informações importantes como grade de horários, espelho de matrícula, histórico escolar e currículo do curso. Além disso, é nela que você consegue acessar o seu atestado de matrícula, com autenticação eletrônica, para usufruir de benefícios de estudante, além do fórum da graduação, onde informações importantes a respeito do curso e das aulas são divulgadas. Mas lembre-se de manter seu endereço de e-mail atualizado por lá! Informações importantes sobre a manutenção da sua vaga na UFSC serão realizadas pelo e-mail.

DICA 2

Moodle

Você pode acessá-lo pelo endereço https://moodle.ufsc.br/. Essa é a plataforma da UFSC que conecta professores e alunos. Lá serão disponibilizados todos os materiais que o professor achar pertinente para os estudos. Alguns professores preferem enviar arquivos por e-mail, fórum ou disponibilizá-los em um site específico. Caso alguma matéria não esteja elencada no Moodle, entre em contato com o professor da disciplina para saber como você pode ter acesso a estes materiais.

DICA 3

Plano de ensino

O plano de ensino geralmente é disponibilizado na plataforma de preferência do professor (ou entregue impresso em sala) já na primeira semana de aula! Lá existem dicas dos melhores livros para serem buscados na biblioteca e qual o nome do tópico geral das matérias das primeiras semanas, calendário de provas e métodos de avaliação. Ler o plano de ensino quando se “pega o bonde andando” é essencial, inclusive para você já programar na sua agenda as futuras avaliações da disciplina. Se você não encontrar o plano de ensino, peça a algum colega ou ao próprio professor.

DICA 4

Ementa

Após ler a ementa da disciplina, procure aquele aluno que você identificar como aplicado nas matérias e pergunte que tópicos já foram abordados, e se ele poderia compartilhar o material que ele possui com você. Tire fotos, xerox, faça anotações. Não tenha vergonha! Os alunos da Engenharia de Produção costumam ajudar bastante uns aos outros. Além do mais, pergunte se existe algum grupo da turma, seja no WhatsApp ou no Facebook. Já aproveite e o chame para estudar em conjunto, pode ser uma boa maneira de se enturmar.

DICA 5

DICA 6

Monitorias

O Departamento

DICA 5: MONITORIAS

Várias das matérias que você está cursando possuem serviço de monitoria. As salas para monitoria das matérias de Cálculo e Física ficam nos departamentos de Matemática e Física, respectivamente. Quase sempre tem alguém lá! E há um quadro de horários fixado na parede, onde você pode consultar em que horário o monitor da sua disciplina estará atendendo. Nas disciplinas dos departamentos de Produção, Mecânica, Civil e Elétrica, é comum que o professor disponibilize a informação sobre a monitoria pelo Moodle, mas fique a vontade para contatá-lo em busca dessa informação! Vários horários e locais de atendimento dos monitores podem ser encontrados no portal MONI da UFSC (http://moni.sistemas.ufsc.br/), mas, em caso de dúvida, vale a pena confirmar com o professor.

Caso ainda restem dúvidas após a leitura deste guia, ou se surgir qualquer outro tipo de problema, sinta-se a vontade para procurar o coordenador do curso (prof. Guilherme E. Vieira) em sua sala fica no último andar do Departamento de Engenharia de Produção, por e-mail (g.vieira@ufsc.br) ou telefone (3271-7023) . 

Vale ressaltar, também, que existem Entidades Estudantis focadas no apoio à graduação, como o Centro Acadêmico Livre de Engenharia de Produção (CALIPRO), cuja sede é localizada no segundo andar do CETEC, e como o PET Engenharia de Produção, cuja sede é localizada entre os dois prédios do departamento. Ambas as entidades estarão super abertas a ajudá-lo com tudo que for possível. Seja para orientar na forma de estudar para uma ou outra matéria, para conhecer um pouquinho mais da universidade ou para ter companhia na hora do almoço!

 

OBS: venha mesmo! Não estamos falando da boca para fora!

A UFSC oferece acolhimento psicológico emergencial gratuito (tem todo dia! E é só ir, não precisa de inscrição),  além de psicoterapia gratuito com vagas limitadas todos os semestres via edital. Mais informações no site http://sapsi.paginas.ufsc.br/ e, para quaisquer dúvidas, você pode entrar em contato através do e-mail sapsi@cfh.ufsc.br ou do telefone (48) 3721-9402. 

Outros projetos nesse sentido são o Projeto “Amanhecer”, que oferece diversos tipos de terapia (mais informações no site http://www.hu.ufsc.br/setores/projeto-amanhecer/) e o Projeto “Longe de Casa, e agora?”, que vem acontecendo todo semestre e busca acolher alunos de outras cidades. Você pode saber um pouco mais em:  https://noticias.ufsc.br/2019/08/grupo-de-apoio-longe-de-casa-e-agora-esta-com-inscricoes-abertas/ .

Estudantes da UFSC possuem direito à refeições no RU, ao valor de R$ 1,50 todo dia, tanto no horário de almoço (11:00 - 13:30) quanto no jantar (17:00 - 19:00). Para ter acesso a este benefício, basta confeccionar a carteirinha da UFSC e comprar seus passes na secretaria do Restaurante Universitário. Estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica são isentos do custo dos passes! Eles devem procurar a Coordenadoria de Assistência Estudantil, que fica no térreo do prédio da Biblioteca Universitária (acesso externo).

Para conferir o cardápio semanal, acesse http://ru.ufsc.br/ru/.

 

Obs: Após a aula vá almoçar com o pessoal da sua sala de aula, é uma boa maneira de se enturmar com os seus colegas do curso!

DICA 8

DICA 7

DICA 9

Na Biblioteca Universitária você conseguirá locar livros que tratam de todas as suas disciplinas da primeira fase, além de ser um ótimo lugar para estudar com os colegas, e assim colocar as matérias em dia. Para conseguir alugar os livros, dirija-se ao balcão do segundo andar, apresente um documento que comprove sua matrícula (pode ser a carteira do RU!) e crie uma senha. Além disso, é possível pesquisar quais materiais estão disponíveis e o índice deles, para facilitar a procura nas estantes,  em https://pergamum.ufsc.br/pergamum/biblioteca/index.php. Sinta-se a vontade para tirar dúvidas com os bibliotecários que ficam nos balcões!

Como estudante, você tem direito garantido à meia entrada em diversos estabelecimentos e eventos em todo o território nacional. Apresentar o comprovante de matrícula gerado pelo CAGR na compra do ingresso ou ticket pode funcionar, entretanto, alguns lugares podem aceitar somente a Carteira de Estudante Nacional oficial gerada pela UNE, União Nacional dos Estudantes. Para obter a sua carteirinha é só entrar em https://www.documentodoestudante.com.br/ e solicitar a sua mediante o pagamento. Ao longo do ano, a própria UNE disponibiliza postos em que você pode fazer sua carteira e recebê-la na hora, em diferentes centros (CTC, CSE, CFH, CCS…) da universidade. Fique de olho! Essas ações normalmente acontecem no início dos semestres. 

De forma parecida com o Moodle, o Fórum da graduação serve como plataforma de comunicação entre professores alunos. Você pode acessá-lo diretamente através do CAGR, no menu superior. Alguns professores podem usá-lo para enviar materiais e fazer comunicados à turma, já que todos os e-mails enviados pelo Fórum são automaticamente redirecionados como e-mail para todos os participantes da turma. Caso você fique com alguma dúvida, poderá usar esse canal para tirar dúvidas com seus colegas e professor.

O calendário acadêmico da UFSC pode (e deve!) ser acessado no seguinte link: https://dae.ufsc.br/calendario-academico-de-graduacao/. Ele é divulgado anualmente e contém informações muito importantes, como as datas de rematrícula - que merecem sua atenção total! Marque na sua agenda desde já os feriados e as datas de início e fim de semestre letivo.

DICA 10

DICA 11

DICA 12

Calendário acadêmico

Fórum da gradução

Meia entrada

Biblioteca universitária

Acolhimento psicológico

Restaurante universitário

DICA 13

Chamada

É importante garantir que seu nome esteja na chamada. Às vezes o(a) professor(a) imprime a lista de chamada antes do sistema estar atualizado. Pergunte a ele! Aproveite esse contato para perguntar até onde ele já avançou na matéria, quais foram os tópicos abordados, quem sabe algum tipo de orientação sobre materiais ou diretrizes para seus estudos… Ele(a) vai gostar de ver seu interesse e isso faz toda a diferença! Além disso, as aulas de Introdução a Engenharia de Produção são as únicas que os alunos da primeira fase têm com os professores do seu próprio Departamento. Aproveite o espaço para, quem sabe, se apresentar para a turma ou pedir para o professor fazê-lo! Se você se sentir confortável, pode solicitar uma apresentação no início da aula, para dizer que gostaria de receber alguma ajuda para correr atrás do “prejuízo” caso tenha perdido as primeiras semanas de aula. Isto é totalmente opcional, mas seria muito interessante para mostrar a sua “existência” aos colegas, e, de quebra, conseguir algum apoio.

DICA 14

Ouvidoria

A Ouvidoria é um canal de recebimento de críticas, reclamações, sugestões e elogios da comunidade interna e externa da UFSC. Ela age de forma acessível e direta, sem burocracia, à disposição da comunidade geral e universitária, de injustiçados e queixosos, identificando os problemas sistêmicos ou injustiças, e atuando, face aos resultados, como agente de mudanças. A Ouvidoria da UFSC está localizada no andar térreo, no hall de entrada do Prédio da Reitoria I, funcionando de 2ª a 6ª-feira, no horário comercial. O usuário pode comunicar-se com a Ouvidoria  através do email (ouvidoria@contato.ufsc.br), telefone (48)3721-9955, , caixas de sugestões, formulário de contato do site (https://sistema.ouvidorias.gov.br/publico/Manifestacao/SelecionarTipoManifestacao.aspx?ReturnUrl=%2f), ou pessoalmente fazendo uma visita.

DICA 15

DICA 16

Pré-Cálculo

Diversidade Sexual e Enfrentamento de Gênero

Alguns calouros prestam a disciplina de Pré-Cálculo na 1ª fase. Mas não se deixem enganar pelo nome! Esta disciplina tem uma das maiores taxas de reprovação entre as matérias de engenharia. A dica aqui é se dedicar bastante à matéria desde o primeiro dia! Não deixe o conteúdo acumular, e é importante ir além. Existem várias vídeo-aulas e conteúdos teóricos pela internet que podem ser utilizados como base para o seu estudo. Também é válido perguntar aos veteranos e alunos que estão é fases mais adiante no curso se ainda têm algum material utilizado por eles enquanto cursavam a disciplina. Além disso, use a Dica 5 e vá às monitorias para tirar suas dúvidas. Também é interessante utilizar o horário de atendimento do(a) professor(a) para conversar sobre a matéria.

Muitas vezes a universidade acaba não sendo um ambiente acolhedor. Caso você sofra algum tipo de preconceito, sinta-se amparado! A Coordenadoria de Diversidade Sexual e Enfrentamento da Violência de Gênero é um setor vinculado à Secretaria de Ações Afirmativas e Diversidades (SAAD) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com público específico de atendimendo/acolhimento: população LGBTI e mulheres vítimas de violências. Funciona no período das 8h às 12h e 14h às 18h e objetiva estabelecer políticas de enfrentamento à LGBTfobia e violência contra a mulher, na luta pela promoção dos direitos da população universitária LGBT e mulheres vítimas de violências. Para mais informações entre em contato pelos telefones (48) 3721-5946 e (48) 3721-5947 ou acesse https://saad.ufsc.br/diversidade-sexual-e-enfrentamento-de-genero/

Esperamos que as dicas possam ser úteis a você! Elas foram pensadas levando em conta a experiências que veteranos já passaram e que poderiam ter sido evitadas. Se ainda restar alguma dúvida ou precisar de alguma ajuda, sinta-se a vontade para nos contactar!

Bem-vindas e bem-vindos aos melhores anos de suas vidas! Aproveitem tudo que a universidade tem a oferecer!

Autoria:

Graduandos do grupo PET Engenharia de Produção

Graduandos do Centro Acadêmico Livre de Engenharia de Produção

 

Apoio:

Professores do Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas

Coordenação do Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas

O PIAPE (Programa Institucional de Apoio Pedagógico aos Estudantes) tem o intuito de elevar as taxas de sucesso nos cursos de graduação das Instituições de Ensino Superior. Com isso, eles realizam atendimentos de orientação pedagógica, individuais ou em grupos, além de oficinas, e têm como objetivo orientar os estudantes no que diz respeito à vida acadêmica, especialmente no planejamento e gerenciamento da rotina de estudos. O que há de mais interessante, para os nossos cursos, são os atendimentos relacionados aos cálculos. São sempre de grande ajuda e ainda geram certificado! Para mais informações, você pode acessar: http://piape.prograd.ufsc.br/

PIAPE

DICA 15

DICA 17

© Desenvolvido pelo grupo de Marketing 2017.2

  • Black Facebook Icon
  • Black LinkedIn Icon
  • Black Instagram Icon