PET Eng. de Produção
A Engenharia de Produção como Profissão e suas áreas de atuação

Você, que é estudante de Engenharia de Produção, com certeza já passou dificuldade alguma vez ao tentar explicar pra alguém o que um engenheiro de produção faz, certo? Então, esse texto é para você!
E você que não faz Engenharia de Produção e tem curiosidade para entender um pouco mais sobre essa profissão, aproveite a leitura.
A ABEPRO, Associação Brasileira de Engenharia de Produção, define a profissão como a engenharia responsável pelo projeto, implantação, operação, melhoria e manutenção de sistemas produtivos e, ainda, prever e avaliar os resultados desses sistemas, utilizando os conhecimentos técnicos básicos da engenharia, da matemática, da física, e também, tendo como amparo as ciências humanas e sociais.
E mesmo com essa definição, ainda temos dificuldades para explicar essa profissão, que é muito ampla, e abrange conhecimento de várias áreas!
Para isso, a ABEPRO também divide a Engenharia de Produção em 10 grandes áreas, e, nesse texto, vamos falar um pouco sobre cada uma delas e como nós, engenheiros de produção, atuamos no mercado.
Engenharia de Operações e Processos da Produção
Essa área de conhecimento da Engenharia de Produção é a responsável por todo tipo de projeto e atividade que envolva a melhoria dos sistemas produtivos, aqueles que entregam os produtos ou serviços aos clientes!
Atividades como o planejamento e controle da produção, a gestão dos sistemas produtivos e os projetos de fábrica são atividades típicas dessa área.
Logística
A logística como área da engenharia de produção concentra-se nas técnicas para o tratamento das principais questões que envolvam transporte, movimentação, estoques, armazenamento de insumos e produtos visando, é claro, a redução dos custos e o atendimento das demandas advindas dos clientes.
Isso inclui então a gestão de estoques, a logística empresarial, a logística reversa, o transporte e a distribuição física e a gestão da cadeia de suprimentos como atividades que são realizadas nessa área.
Pesquisa Operacional
Essa é a área responsável pela resolução de problemas reais, que envolvam a tomada de decisão, utilizando a matemática como ferramenta, além de também utilizar do processamento computacional para a resolução desses modelos.
É a área que visa transformar os problemas da organização em modelos matemáticos e resolvê-los de maneira racional, objetivando obter os melhores resultados, resultados ótimos.
Simulação de sistemas produtivos, processos estocásticos, teoria dos jogos, análise de demanda, resolução de problemas de transporte e problemas de atribuição fazem parte dessa grande área!
Engenharia da Qualidade
A engenharia da qualidade é a responsável pelo projeto e manutenção dos sistemas de gestão da qualidade das organizações, além de também incluir toda a parte de controle da qualidade dos sistemas produtivos também.
É fazer com que as organizações trabalhem com a abordagem factual para a tomada de decisão, com atividades como o planejamento e controle da qualidade, a gestão de sistemas da qualidade e a normalização, auditoria e certificação para a qualidade.
Engenharia do Produto
Essa é uma área que envolve técnicas para abordar desde a concepção, o lançamento de novos produtos no mercado, e a sua retirada do mesmo.
Trata de temas como a gestão do desenvolvimento do produto, o processo de desenvolvimento de produtos e o planejamento e projeto do produto. É saber identificar tendências, criar soluções, gerir esse desenvolvimento e acompanhar seus resultados no mercado!
Engenharia Organizacional
É a área que abrange todos os conhecimentos relacionados a gerir organizações e empresas!
Aqui entram diversas técnicas como a gestão estratégica, o gerenciamento de projetos, gestão do desempenho de uma organização, da tecnologia, da inovação e da informação.
Engenharia Econômica
Na área de engenharia econômica, entra o conjunto de técnicas de tomada de decisão envolvendo fatores econômicos, e a matemática vem bem forte aqui, para auxiliar a comparar esses fatores.
Atividades como a análise gerencial de custos, a gestão de investimentos e a gestão econômica fazem parte da Engenharia Econômica.
Engenharia do Trabalho
Muito técnica, a Engenharia do Trabalho envolve todos os aspectos relacionados as tarefas executadas em um sistema produtivo e consiste em garantir que essas tarefas são compatíveis com as necessidades, capacidades e habilidades das pessoas que as executam, e ainda, garantindo qualidade e produtividade.
Isso, então, envolve projeto e organização do trabalho, ergonomia e segurança no trabalho.
Engenharia da Sustentabilidade
A Engenharia da Sustentabilidade trata de planejar os sistemas produtivos para que eles utilizem de maneira eficiente os recursos naturais, além de garantir a melhor destinação e tratamento dos resíduos gerados nos sistemas produtivos.
Isso envolve aspectos como o planejamento de sistema de gestão ambiental, a responsabilidade social, a produção mais limpa e o desenvolvimento sustentável.
Educação em Engenharia de Produção
E para quem é apaixonado por todas essas áreas, existe a Educação em Engenharia de Produção, que abrange técnicas sistêmicas para gerir os sistemas educacionais em engenharia de produção!
Quem trabalha com Educação em Engenharia de Produção trabalha com o estudo da formação do engenheiro, com o desenvolvimento da pesquisa em Engenharia de Produção e com práticas pedagógicas para o ensino de Engenharia de Produção.
Espero que com esse texto, você tenha entendido um pouco mais sobre a Engenharia de Produção, que, por meio dessas dez áreas, é a profissão que visa resolver os problemas de organizações e avaliar o desempenho das mesmas, e por isso, somos considerados os “engenheiros das organizações”!
Obrigado pela leitura.
Escrito por Mateus Lamin
Referências