• PET Eng. de Produção

A importância da automotivação para atingir objetivos

Você já teve dificuldades de arranjar energias para estudar aquela matéria que considera menos interessante? Já até mudou a ordem de suas atividades só para adiar a realização de determinada tarefa? Ou até perdeu a vontade de fazer algo por sentir que não era devidamente reconhecido? Então, é possível que esteja faltando motivação para o seu trabalho. Mas e se esse “empurrãozinho” para correr atrás dos seus objetivos não precisasse vir de algum fator externo? Essa é a automotivação!


MAS O QUE É AUTOMOTIVAÇÃO?


A automotivação é a habilidade de encontrarmos em nós mesmos os motivos e impulsos para atingir os nossos objetivos. Também, é importante ressaltar que automotivação é diferente de motivação. Motivação é o objetivo final, o sonho e geralmente depende de um fator externo, como uma promoção no emprego. Já a automotivação é encontrar os motivos e forças para motivar a si próprio, agindo de forma a atingir seus anseios.


Não é um super poder! Não pense que é um habito que vai te dar 100% de vontade de fazer tudo da melhor forma e com a maior eficiência possível, mas, se for praticada constantemente, pode te render resultados surpreendentes em relação a disciplina e produtividade.


QUAL É A IMPORTÂNCIA?


Quando postergamos alguma tarefa que não queremos fazer por falta de motivação, somente adiamos sua realização para outro momento, mais próximo do limite da entrega. Isto pode nos colocar em uma situação de trabalho sob pressão e estresse, podendo inclusive abalar nossa confiança para assumir responsabilidades.


Além disso, é uma competência comportamental muito valorizada no mercado de trabalho, principalmente em cargos de liderança, pois um líder conduz seu time por exemplo e deve primeiro se motivar para depois motivar as outras pessoas a sua volta. E esta soft skill é uma ótima forma de manter o otimismo e encarar as tarefas do dia a dia como desafios que nos fazem crescer, contribuindo inclusive para a nossa saúde mental.


COMO MELHORAR?


Ter que fazer uma atividade, mas simplesmente não conseguir nem se animar para começar é extremamente frustrante. Então veja a seguir algumas dicas sobre como melhorar sua automotivação.

  • Estabeleça metas a curto e médio prazo: Faça um planejamento, defina seus objetivos e estabeleça metas tangíveis para alcançá-los. Um objetivo pode parecer muito complexo ou até impossível de ser realizado se não for dividido em conquistas menores, pois não teremos a sensação de que estamos chegando mais perto de atingi-lo. Aqui no Blog do PET existem textos relacionados a este tema, que podem te ajudar a montar um planejamento!

  • Mudança de Mindset: Como você já deve ter reparado, automotivação está fortemente relacionada com o seu Mindset, isto é, a forma que a mente interpreta o mundo a sua volta. Portanto, devemos nos esforçar para construir um Mindset de crescimento, que no geral, é encarar tudo como uma experiência enriquecedora. Deste modo, todas as tarefas que realizamos na semana sempre tem algo a agregar, tornando-as mais atrativas.

  • Entender o porquê: Quando estiver com preguiça de agir, pense no porquê de tal atividade e como ela o ajudará a alcançar suas maiores prioridades. Ou seja, estabeleça uma conexão entre as tarefas desinteressantes e o objetivo maior. Desta forma, seus deveres terão sentido e será menos desgastante completá-los.

  • Tenha controle das suas realizações: Isto é extremamente importante, visto que é impossível se manter motivado sem perceber nenhum progresso na confecção das tarefas. Observar tal progresso pode ser muito recompensador e fornecer forças para continuar se empenhando. É importante ter reconhecimento, nem que seja sobre nossas próprias ações.

  • Desenvolver inteligência emocional: Ter conhecimento e controle sobre seus sentimentos é muito vantajoso para desenvolver a automotivação. Gerenciar melhor as emoções e a forma como elas nos impactam permite realizar tarefas mesmo em momentos de desânimo.

CONCLUSÃO:


Não é fácil se motivar constantemente, é necessária muita força de vontade e noção clara sobre nossos objetivos e prioridades. Ademais, principalmente, agora neste período de pandemia, é natural que tenhamos dias desanimadores e às vezes não tem como evitar. No entanto, pessoas que tem conhecimento de seus objetivos e conseguem trabalhar em função disso tendem a superar obstáculos mais rapidamente.


Espero ter contribuído para melhorar seu entendimento sobre o tema! Não se esqueça de conferir outros conteúdos do nosso blog! Obrigado pela leitura!


Flávio Marcos Batista Filho



16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo