Buscar
  • PET Eng. de Produção

A Importância de um Sistema de Gestão da Qualidade nas Organizações

Atualizado: 26 de Mar de 2018



Qualidade é um conceito presente há séculos na civilização humana. Ela está inserida em nosso cotidiano, porém, defini-la é uma tarefa árdua.


Joseph Moses Juran, um consultor de negócios conhecido por seus trabalhos em gestão da qualidade, apresenta duas definições para qualidade. A primeira delas está relacionada com as características do produto, e que quanto melhores as características do produto, maior a qualidade. A segunda é referente à ausência de defeitos, onde um menor número de defeitos no produto representa uma maior qualidade para o cliente.


No cenário empresarial atual, a qualidade é fundamental para conquistar novos clientes, e manter a relação com estes. A partir dessa demanda, surgiram estratégias que buscam atingir esse objetivo. E uma dessas estratégias é a gestão da qualidade.


A gestão da qualidade é o conjunto de atividades coordenadas visando dirigir e controlar uma organização no que diz respeito à qualidade, englobando planejamento, controle, garantia e melhoria da qualidade. O Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) em uma organização atua mapeando os processos, definindo metas, padronizando e melhorando uma atividade já existente, visando atingir um melhor desempenho.

E quais são os reais benefícios em implementar um SGQ em minha empresa?


Podemos listar alguns deles:

  • Organização dos processos da empresa;

  • Definição clara das responsabilidades;

  • Redução de desperdícios, retrabalhos, reclamações;

  • Prevenção de eventuais erros;

  • Melhoria contínua dos processos da empresa.


Norteando grande parte dos sistemas de gestão da qualidade existentes hoje, está o conjunto de normas ISO 9000. Elas apresentam uma sequência de requisitos que devem ser cumpridos por uma organização para que esta tenha seu SGQ operando conforme o esperado. Ele pode ser formalizado e certificado, servindo como um grande diferencial competitivo.

No PET Engenharia de Produção, temos um SGQ implementado desde 2002, e fomos a primeira entidade estudantil da América Latina a ter um sistema certificado pela ISO 9001.


Para garantir que o sistema funcione corretamente, temos dentro do PET o Grupo da Qualidade, formado por alguns PETianos que são responsáveis por gerenciar o sistema e que acabam colocando em prática vários conhecimentos sobre gestão da qualidade.

Além de todos os benefícios citados anteriormente, no PET o Sistema de Gestão da Qualidade nos auxilia na Gestão do Conhecimento, mantendo informação documentada sobre os processos realizados pelo grupo e com isso, garantindo que o conhecimento gerado por membros antigos não se perca, e agregando qualidade às nossas atividades.


Obrigado pela leitura! =D

Escrito por Mateus Lamin.

152 visualizações

© Desenvolvido pelo grupo de Marketing 2017.2 e revisado pelo grupo de Marketing 2020.1

  • Black Facebook Icon
  • Black LinkedIn Icon
  • Black Instagram Icon