• PET Eng. de Produção

A Internet das coisas (IoT): o futuro já é hoje!

Atualizado: 19 de Set de 2018


Do inglês, Internet of Things, IoT, é uma rede de objetos físicos, veículos, prédios e outros que possuem tecnologia embarcada, sensores e conexão, permitindo coletar e transmitir dados aproveitando-se da internet.


Mas de onde veio a ideia de colocar internet nas coisas?


O termo IoT foi surgiu em 1999 por Kevin Ashton, um pioneiro tecnológico britânico que concebeu um sistema de sensores omnipresentes conectando o mundo físico à Internet, enquanto trabalhava em identificação por rádio frequência (RFID). Apesar da Internet, das "coisas" (things) e a conectividade entre elas sejam os três pilares da IoT, o valor acrescentado está no preenchimento das lacunas entre os mundos físico e digital através de sistemas.


Foi somente em 2010 que o conceito começou a ganhar popularidade, quando vazou uma informação de que o serviço StreetView, da Google, não só criou fotos de 360 ​​graus, mas também armazenou toneladas de dados das redes w-ifi das pessoas. Uma prova do renome IoT é que até mesmo governos, como o chinês, anunciaram que a Internet das Coisas tornaria uma prioridade estratégica nos planos industrial e agrícola do país.


Logo, é nítido a revolução no modo de vida que esse conceito está provocando. Hoje, até mesmo tênis, roupas e maçanetas estão sendo conectados à Internet e a outros dispositivos, como smartphones e computadores.


Ok, mas a mudança se restringe unicamente às coisas? NÃO


Segundo Ashton, assim, será possível acumular dados do movimento de nossos corpos com uma precisão muito maior do que as informações de hoje. Com esses registros, se conseguirá reduzir, otimizar e economizar recursos naturais e energéticos, por exemplo.


Além disso, muitos estudiosos afirmam que esta será a maior mudança online e que interferirá e muito toda a vida humana, no sentido positivo.


Voltando-se à Engenharia de Produção, a logística é e será uma das grandes áreas a se apropriar da IoT. Isso porque já há um grande investimento em sistemas de segurança de TI, sistemas de comunicação, sistemas de monitoramento da cadeia de suprimentos e rastreamento de veículos, e a Internet das Coisas pode auxiliar e muito!


Os passos iniciais já foram dados, mas ainda há muito a avançar. O mais importante é ter o conhecimento do que é e saber utilizar favoravelmente a tecnologia, que tem muita coisa boa de sobra a oferecer.


Obrigado pela leitura e não deixe de conferir as nossas outras postagens! 😊


Escrito por Paulo Henrique Gamba

99 visualizações

CONTATO

Universidade Federal de Santa Catarina

Campus Trindade

R. Dep. Antônio Edu Vieira - Trindade, Florianópolis - SC, 88040-535, Brazil.

petepsufsc@gmail.com

(048) 3721-7060

  • Black Facebook Icon
  • Black LinkedIn Icon
  • Black Instagram Icon

© Desenvolvido pelo grupo de Marketing 2017.2 e revisado pelo grupo de Marketing 2020.1