• PET Eng. de Produção

Cinco livros que todo acadêmico deve ler antes de se formar


Em homenagem ao Dia Nacional do Livro, 29/10, o PET Engenharia de Produção separou cinco livros especiais que servem para todos acadêmicos, independentemente do curso.


Pensando nisso, fizemos um breve resumo de cada obra e recomendamos e muito a leitura íntegra de cada um dos livros! Confira ;)

Uma breve história do tempo (Stephen Hawking)


Uma Breve História do Tempo é um livro publicado em 1988 pelo professor Stephen Hawking, uma das mentes mais geniais do mundo morderno. O autor explora temas complexos como a Teoria do Big Bang, os buracos negros, os cones de luz e a Teoria das Supercordas, com uma escrita acessível e bem-humorada! Além de buscar respostas para as perguntas mais complexas da humanidade: Qual a origem do universo? Ele é infinito? Como o tempo funciona? Existem outras dimensões? Curiosidades de qualquer futuro engenheiro!


Sapiens – Uma breve história da Humanidade (Yuval Noah Harari)


O que possibilitou ao Homo sapiens subjugar as demais espécies? O que nos torna capazes das mais belas obras de arte, dos avanços científicos mais impensáveis e das mais horripilantes guerras? Yuval Noah Harari aborda de forma brilhante estas e muitas outras questões da nossa evolução. O autor, doutor em história pela Universidade Oxford, impressiona pela quantidade de informação, abordando não apenas conhecimento evolutivo, mas também sociológico, antropológico e até mesmo econômico. Além disso, o livro traz dezenas de imagens, mapas e tabelas que o deixam ainda mais dinâmico.



De Empreendedor e Louco Todo Mundo Tem Um Pouco (Linda Rottemberg)


A partir de uma conversa com um taxista, Rottemberg descobriu que não existia em português a palavra “empreendedor” e desde aí, a recém formada em Engenharia, tornou sua missão de vida incentivar o sentimento de empreender que existe em cada um. Foi a partir disso que ela fundou a Endeavor, organização que impulsiona pequenas empresas. Neste livro a autora compartilha suas experiências e explica a importância de manter o ideal de empreender vivo no dia a dia. Anos depois de seu insight uma empresa brasileira entrou em contato com Rottemberg para avisar que seu trabalho com a Endeavor os influenciou a incluir “empreendedor” e “empreendedorismo” em seus dicionários. Para Linda, se você não está sendo chamado de louco, provavelmente não está pensando grande o bastante.



Rápido e Devagar (Daniel Kahneman)


Em Rápido e Devagar: duas formas de pensar (Thinking, Fast and Slow), de Daniel Kahneman, vencedor do Nobel de Economia e teórico que combina economia com ciência cognitiva, é apresentado dois sistemas que dirigem a forma como desenvolvemos o pensamento humano. O primeiro sistema é chamado de rápido e está ligado a um tipo de pensamento mais intuitivo e emocional. Já o segundo é chamado de devagar e refere-se ao modo de pensar mais lógico e deliberativo. O autor nos mostra até onde podemos confiar no nosso pensamento rápido e esclarece sobre como nossas escolhas são feitas tanto na vida pessoal quanto profissional."


O poder do hábito (Charles Duhigg)


Os hábitos surgem porque o nosso cérebro está a todo momento procurando formas de economizar energia para as tomadas de decisão e desafios do dia a dia, uma vez apreendidos eles jamais desaparecem de fato. Por isso, o livro explica como funciona o hábito e como podemos substituir uma rotina ruim por uma boa, mantendo a mesma recompensa. O livro trás também vários exemplos e cases de como empresas, atletas e revolucionários usaram os hábitos a seu favor para atingir o sucesso.


Gostou? Agora é hora de tirar um tempo para ler cada um deles! Não deixe de conferir nossos outros textos do blog!

106 visualizações

CONTATO

Universidade Federal de Santa Catarina

Campus Trindade

R. Dep. Antônio Edu Vieira - Trindade, Florianópolis - SC, 88040-535, Brazil.

petepsufsc@gmail.com

(048) 3721-7060

  • Black Facebook Icon
  • Black LinkedIn Icon
  • Black Instagram Icon

© Desenvolvido pelo grupo de Marketing 2017.2 e revisado pelo grupo de Marketing 2020.1