Buscar
  • PET Eng. de Produção

Cinco livros que todo acadêmico deve ler antes de se formar


Em homenagem ao Dia Nacional do Livro, 29/10, o PET Engenharia de Produção separou cinco livros especiais que servem para todos acadêmicos, independentemente do curso.


Pensando nisso, fizemos um breve resumo de cada obra e recomendamos e muito a leitura íntegra de cada um dos livros! Confira ;)

Uma breve história do tempo (Stephen Hawking)


Uma Breve História do Tempo é um livro publicado em 1988 pelo professor Stephen Hawking, uma das mentes mais geniais do mundo morderno. O autor explora temas complexos como a Teoria do Big Bang, os buracos negros, os cones de luz e a Teoria das Supercordas, com uma escrita acessível e bem-humorada! Além de buscar respostas para as perguntas mais complexas da humanidade: Qual a origem do universo? Ele é infinito? Como o tempo funciona? Existem outras dimensões? Curiosidades de qualquer futuro engenheiro!


Sapiens – Uma breve história da Humanidade (Yuval Noah Harari)


O que possibilitou ao Homo sapiens subjugar as demais espécies? O que nos torna capazes das mais belas obras de arte, dos avanços científicos mais impensáveis e das mais horripilantes guerras? Yuval Noah Harari aborda de forma brilhante estas e muitas outras questões da nossa evolução. O autor, doutor em história pela Universidade Oxford, impressiona pela quantidade de informação, abordando não apenas conhecimento evolutivo, mas também sociológico, antropológico e até mesmo econômico. Além disso, o livro traz dezenas de imagens, mapas e tabelas que o deixam ainda mais dinâmico.



De Empreendedor e Louco Todo Mundo Tem Um Pouco (Linda Rottemberg)


A partir de uma conversa com um taxista, Rottemberg descobriu que não existia em português a palavra “empreendedor” e desde aí, a recém formada em Engenharia, tornou sua missão de vida incentivar o sentimento de empreender que existe em cada um. Foi a partir disso que ela fundou a Endeavor, organização que impulsiona pequenas empresas. Neste livro a autora compartilha suas experiências e explica a importância de manter o ideal de empreender vivo no dia a dia. Anos depois de seu insight uma empresa brasileira entrou em contato com Rottemberg para avisar que seu trabalho com a Endeavor os influenciou a incluir “empreendedor” e “empreendedorismo” em seus dicionários. Para Linda, se você não está sendo chamado de louco, provavelmente não está pensando grande o bastante.



Rápido e Devagar (Daniel Kahneman)


Em Rápido e Devagar: duas formas de pensar (Thinking, Fast and Slow), de Daniel Kahneman, vencedor do Nobel de Economia e teórico que combina economia com ciência cognitiva, é apresentado dois sistemas que dirigem a forma como desenvolvemos o pensamento humano. O primeiro sistema é chamado de rápido e está ligado a um tipo de pensamento mais intuitivo e emocional. Já o segundo é chamado de devagar e refere-se ao modo de pensar mais lógico e deliberativo. O autor nos mostra até onde podemos confiar no nosso pensamento rápido e esclarece sobre como nossas escolhas são feitas tanto na vida pessoal quanto profissional."


O poder do hábito (Charles Duhigg)


Os hábitos surgem porque o nosso cérebro está a todo momento procurando formas de economizar energia para as tomadas de decisão e desafios do dia a dia, uma vez apreendidos eles jamais desaparecem de fato. Por isso, o livro explica como funciona o hábito e como podemos substituir uma rotina ruim por uma boa, mantendo a mesma recompensa. O livro trás também vários exemplos e cases de como empresas, atletas e revolucionários usaram os hábitos a seu favor para atingir o sucesso.


Gostou? Agora é hora de tirar um tempo para ler cada um deles! Não deixe de conferir nossos outros textos do blog!

95 visualizações

© Desenvolvido pelo grupo de Marketing 2017.2 e revisado pelo grupo de Marketing 2020.1

  • Black Facebook Icon
  • Black LinkedIn Icon
  • Black Instagram Icon