• PET Eng. de Produção

Como organizar o seu semestre

Atualizado: 26 de Mar de 2018


Fórmula Mágica


Chegaram as provas? Se viu desesperado porque tem muita coisa para estudar e não vai dar tempo? Acha que o semestre já está perdido?


Antes de desistir de tudo, dê uma lida nessa matéria e depois tire sua conclusão. A principal ideia é mostrar um método de organização eficaz que não só fará uma diferença considerável nos seus estudos, como também, na sua qualidade de vida.

Não existe nenhuma fórmula mágica que vai transformar a sua vida e o seu semestre inteiro da noite para o dia, existem mecanismos que auxiliarão e alavancarão o seu potencial. O que propomos aqui é uma série de ideias simples que combinadas levam a um resultado surpreendente e vão lhe ajudar a organizar (ou salvar) a sua graduação e a ter um melhor desempenho acadêmico.


Como utilizar o tempo?


O que é o tempo? Como melhor utilizá-lo?

Todos temos 24 horas por dia, mas como uns conseguem fazer tanto e outros se sentem desgastados tão rápido?

Essas são perguntas frequentes entre os estudantes e, em relação a elas, fica aí um pensamento de um filósofo alemão para refletir:

“As pessoas comuns pensam apenas como passar o tempo. Uma pessoa inteligente tenta usar o tempo.”

Arthur Schopenhauer


Ao estruturarmos e usarmos nosso tempo de maneira consciente e planejada conseguimos controlar nossas atividades e afazeres, tornando atividades que antes julgávamos impossíveis agora corriqueiras. Também temos o benefício de ter mais tranquilidade nas semanas de prova, podendo até sair com os amigos e ter tempo de folga.

Concordo que cada um tem seu estilo de vida e preferências quanto à utilização do tempo, mas, se o desejo é uma alta performance, é necessária uma organização da sua rotina. Executivos de grandes empresas contratam pessoas que trabalham exclusivamente na organização dos seus horários.


Como se organizar?


Sendo objetivo farei um guia prático de como deve ser:

1. Primeiro você deve pegar um papel e uma caneta e listar todas as atividades que você faz no dia, desde tomar café da manhã e tomar banho até todas as suas aulas e seu estágio. Colocar tudo no papel, fazer um brainstorm.


2. Crie uma tabela com o intervalo de tempo que fica melhor para a sua rotina. Como assim? Por exemplo, minhas aulas duram 50 minutos, por isso separei o meu dia de 50 em 50 minutos criando uma tabela. Essa tabela será disponibilizada para quem quiser. Também pode-se utilizar o Google Calendário, ferramenta completa e integrada com o celular.


3. Colocar o horário de dormir na planilha! O sono é essencial para nossa saúde, física e mental, e nosso rendimento durante o dia. É importante colocar o horário de sono pois ele é a base da nossa rotina.


4. Depois coloque na planilha as atividades nos horários que elas irão ser realizadas.

5. Separe tempo para não fazer nada! Isso mesmo, ninguém é de ferro todos precisamos sair, ver Netflix e sair com os amigos. Por isso separe tempo para isso também.


6. É muito importante também colocar um tempo no seu cronograma para poder se reorganizar, fazer uma manutenção na sua agenda. O ideal é fazer essa manutenção no início da semana (domingo à noite).


7. Agora vem a última e a etapa mais difícil, colocar a mão na massa! Essa é a etapa mais difícil devido a tal da procrastinação.


Feedback


Inicialmente será difícil seguir à risca todos os seus horários, mas continue tentando e com o passar tempo isso se tornará um hábito. O importante é não desistir.

É importante anotar todas as dificuldades encontradas durante a semana, para que no próximo planejamento você consiga fazer alterações que tornem a sua rotina mais adaptada para o seu caso.

Caso estiver realizando uma tarefa e o tempo acabar sem que você a termine, passe para a tarefa que foi planejada. Isso! Deixe a tarefa que estava sendo feita e vá para a próxima. Pois continuar fazendo a tarefa anterior fará toda a sua organização ir por água a baixo. Salvo exceções em que a tarefa é urgente.


Finalizando


Ao dividir cada atividade ou evento em um horário na semana a sua preocupação de esquecer de alguma coisa vai embora, tornando possível ter mais foco na tarefa que será realizada naquele momento. Conseguirá assim um melhor rendimento e melhor resultado em cada atividade desempenhada, sem contar na tranquilidade e nos horários de folga que você poderá programar e desfrutar.


Espero que eu tenha lhe ajudado de alguma forma, a pelo menos pensar se você usa ou só passa o seu tempo.


Obrigado pela leitura! :)

Escrito por Milton Ziehlsdorff.

0 visualização

CONTATO

Universidade Federal de Santa Catarina

Campus Trindade

R. Dep. Antônio Edu Vieira - Trindade, Florianópolis - SC, 88040-535, Brazil.

petepsufsc@gmail.com

(048) 3721-7060

  • Black Facebook Icon
  • Black LinkedIn Icon
  • Black Instagram Icon

© Desenvolvido pelo grupo de Marketing 2017.2 e revisado pelo grupo de Marketing 2020.1