Buscar
  • PET Eng. de Produção

Como se capacitar no conforto da sua casa

Diferentes imprevistos podem ocorrer ao longo do ano e nos fazer ficar em casa por período de tempo considerável, indisposição, greves, quarentena... e com tanto tempo livre as horas parecem não passar. Até mesmo durante as férias podemos nos sentir ociosos depois de alguns dias devido à diminuição do ritmo das nossas atividades. Pensando assim, aqui vão algumas dicas do que você pode fazer para aproveitar o tempo livre e se capacitar profissionalmente sem sair do conforto da sua casa:


Cursos Técnicos Online

Muitas instituições de ensino possuem normalmente plataformas de Ensino à Distância. Abaixo estão listados alguns sites que oferecem cursos online. A maioria dessas plataformas oferece cursos gratuitos, incluindo certificado, outras, o certificado requer o pagamento de uma taxa. Os cursos oferecidos contemplam diversas áreas do conhecimento.

Câmara dos Deputados Além de oferecer cursos para servidores públicos e da Câmara dos Deputados, o site também possui cursos abertos ao público, com temas relacionados a Gestão de Projetos, Administração do Tempo, Educação Financeira e outros ligados ao Legislativo. Os cursos são autoinstrucionais (sem professor ou monitor) e disponibilizam certificado para aqueles que obtiverem 70% da nota máxima na avaliação do curso.

Cursos Online Harvard – Em inglês, o site oferece mais de 50 cursos online gratuitos em várias árias do conhecimento. Os cursos possuem certificado pago.

Cursos online da Ivy League – A Ivy League (Liga de Hera) é composta por oito prestigiadas universidades particulares dos Estados Unidos: Brown, Harvard, Cornell, Princeton, Dartmouth, Yale, Columbia, e Universidade da Pennsylvania. O site oferece cursos gratuitos online dessas universidades em áreas como: Ciência computacional; Data Science, Programação, Humanidades, Negócios, Ciência, Engenharia, Matemática, entre outras. Os cursos são em língua inglesa, o material das aulas é gratuito, assim como o acesso às aulas, porém, para obter certificado é necessário o pagamento de uma taxa que varia de acordo com a Universidade que o oferece.

FGV Online – Possui cerca de 60 cursos em sua plataforma em áreas de Economia e Finanças; Estratégia e Negócios; Gestão; Liderança; Marketing e Vendas; Tecnologia e Ciência de Dados, entre outras. Ao final do curso, o aluno passará por uma avaliação e caso consiga aproveitamento igual ou superior a 70% poderá imprimir uma declaração de participação no curso.

Fundação Bradesco - Escola Virtual – Com cursos nas áreas de Administração; Contabilidade e Finanças; Desenvolvimento Pessoal e Profissional; Informática, Educação e Pedagogia, a plataforma também oferece certificado de conclusão gratuito para quem obtiver 70% de aproveitamento.

Microsoft Learn – É uma plataforma gratuita que oferece aprendizado por meio de treinamentos e roteiros de aprendizagem para os programas da Microsoft. Para acessar os roteiros não é necessário estar cadastrado na Microsoft. Para obter as certificações é preciso fazer exames pré-definidos pela plataforma e pagar uma taxa, que varia de acordo com o tipo de certificação.

Portal de Cursos Abertos UFSCar – O Portal é uma plataforma de cursos a distância gratuitos disponibilizados via Moodle e faz parte do programa de extensão da Secretaria Geral de Educação à Distância da Universidade Federal de São Carlos. Para obter certificação, é preciso responder um questionário ao final do curso e obter aproveitamento suficiente. Os cursos englobam as áreas de Educação, Gestão, Comunicação, Acessibilidade, Matemática e Sustentabilidade.

Sebrae EAD – Mais de 100 cursos oferecidos nas áreas de Empreendedorismo; Finanças; Inovação; Mercado de Vendas; Organização; Pessoas e Planejamento. Os cursos possuem certificado digital gratuito emitido ao final do curso.

Senai EAD – São cerca de 13 cursos gratuitos, englobando assuntos como, Finanças Pessoais, Empreendedorismo, Tecnologia, Logística, Metrologia e Sustentabilidade. Além disso a plataforma também conta com vários outros cursos pagos.

Udemy – A Udemy possui mais de mil cursos em sua plataforma, os valores variam de acordo com o tema ou carga horária do curso. As categorias de cursos vão de Negócio, TI, Finanças, Design, Marketing a Fotografia, Saúde e Estilo de Vida. Diversos cursos gratuitos também estão disponíveis nessas categorias, mas estes não contam com certificado de conclusão.

UNESP – Cerca de 70 cursos online são oferecidos pela Unesp, os cursos são sem tutoria e não contam com certificação.

Livros Online

Uma boa opção para quando estamos “presos” em casa por um tempo, independente do motivo, é a leitura de algum livro, seja ele acadêmico ou pessoal. A literatura pode nos levar para qualquer época e nos colocar em contato com outras visões de mundo, por meio dela podemos incrementar nosso vocabulário, aumentar nosso repertório cultural e treinar a empatia, nos colocando no lugar dos personagens que estamos acompanhando.

Porém, nem sempre temos muitas opções de leitura à disposição em casa, e não podemos sair e acessar biblioteca pública, livrarias ou sebos. Considerando isso, existem plataformas que disponibilizam acervos online, os quais podem ser baixados gratuitamente ou lidos no próprio site. Abaixo estão listadas algumas plataformas com opções de livros nacionais e estrangeiros em português, inglês, alemão, francês e italiano - para aproveitar e treinar um idioma estrangeiro!

Base de Dados BU UFSC – Acervo online de livros, periódicos, artigos científicos, teses e dissertações, a maioria é de acesso livre, outras é necessário ter ligado o VPN UFSC no computador ou celular

Biblioteca Brasiliana – Livros, periódicos, almanaques e outros formatos literários, em português

Biblioteca Digital de Obras Raras USP – Acervo de livros, jornais e revistas, em português

Domínio Público – Plataforma de livros em português

Feedbooks: Domínio Público – Livros de vários gêneros literários, em Inglês

Open Library – Livros em inglês de diversos gêneros literários

Projeto Gutenberg – Livros de diversos gêneros literários em português, inglês, francês, alemão e italiano

Espero que as opções acima possam ajuda-lo(a) a preencher suas horas de ócio, não só agregando ao seu currículo como também ao seu repertório cultural, e despertado o seu interesse em adquirir novos conhecimentos.

Obrigada pela leitura!

Letycia Galhardi



Referências

https://catracalivre.com.br/educacao/30-sites-que-oferecem-cursos-on-line-gratuitos-com-certificado/

https://guiadoestudante.abril.com.br/blog/estante/8-sites-para-baixar-livros-de-graca-e-legalmente/

https://www.primecursos.com.br/blog/6-sites-gratuitos-para-baixar-livros-online/

43 visualizações

© Desenvolvido pelo grupo de Marketing 2017.2 e revisado pelo grupo de Marketing 2020.1

  • Black Facebook Icon
  • Black LinkedIn Icon
  • Black Instagram Icon