• PET Eng. de Produção

Como se destacar em uma dinâmica de grupos


Temida por muitos, a dinâmica de grupos está presente na maioria dos processos seletivos, sendo uma das fases decisórias para a empresa avaliar um possível empregado. Portanto, é fundamental conseguir superar a ansiedade e demonstrar o seu potencial, a fim de obter um ótimo desempenho nessa etapa.


O que é esperado em um candidato?

Antes de pensar em como se comportar na dinâmica, é de extrema importância saber o perfil que a empresa está procurando. Para isso, uma conversa com os profissionais da área juntamente com a leitura prévia do edital do processo seletivo é imprescindível.

Tendo isso em mente, busque trabalhar durante todo o processo seletivo com as características relacionadas aos valores da companhia. Isso porque as empresas buscam, além do conhecimento técnico (hard skills), as qualidades comportamentais (soft skills) adequadas ao cargo e, por isso, a dinâmica de grupo é tão importante.


Como se preparar para a dinâmica?

Após ter conhecimento do que a organização espera dos candidatos, chegou a hora de se preparar para a dinâmica. E esse processo começa em casa.

Com uma preparação inicial , é essencial saber e entender a cultura da empresa, para ter uma noção básica sobre quais são as ferramentas utilizadas durante o dia a dia da companhia. Além disso, pode ser um grande diferencial a ser utilizado na hora de discussões em grupos para propor ideias e soluções.

Outro ponto importante antes de ir para a dinâmica é conferir se suas vestimentas estão adequadas com o padrão da empresa, sendo recomendado vestir peças de roupas similares a de pessoas que estão no cargo almejado.


O que fazer na dinâmica?

Seguindo estas dicas, você estará na frente de muitos dos seus concorrentes, porém ainda não é o suficiente para garantir a tão sonhada vaga. O que resultará de fato no seu sucesso será o seu desempenho durante a dinâmica, por isso aqui vão mais duas dicas a serem levadas em consideração.

Demonstre suas ideias: por mais tímido que você seja, é fundamental que você consiga argumentar e demonstrar seus pontos de vista. Para um avaliador que precisa analisar diversos candidatos, é impossível saber sobre suas qualidades se você entra e sai calado da dinâmica. Porém, saiba a hora certa de se posicionar. Cuide para não expor muitas ideias e todas elas forem superficiais e descartáveis, o que pode acarretar em uma avaliação negativa.

Conheça seus pontos fortes e fracos: não queira assumir características que você não tenha, além de serem nitidamente visíveis apenas aumentará seu nervosismo. É muito mais conveniente focar naquelas em que você realmente é bom e trabalhar para se destacar através delas.


Essas foram algumas das principais dicas que podem te auxiliar a conseguir um excelente desempenho em uma dinâmica de grupo e até mesmo conseguir aquela tão sonhada vaga!


Obrigado pela leitura!


Escrito por Marcos Miyahara Hirano

105 visualizações

CONTATO

Universidade Federal de Santa Catarina

Campus Trindade

R. Dep. Antônio Edu Vieira - Trindade, Florianópolis - SC, 88040-535, Brazil.

petepsufsc@gmail.com

(048) 3721-7060

  • Black Facebook Icon
  • Black LinkedIn Icon
  • Black Instagram Icon

© Desenvolvido pelo grupo de Marketing 2017.2 e revisado pelo grupo de Marketing 2020.1