• PET Eng. de Produção

Curso de Layout – Parceria EJEP

Atualizado: 26 de Mar de 2018



Final do mês passado, nós realizamos um treinamento interno de layout ministrado pela Empresa Junior de Engenharia de Produção (EJEP), decorrência da nossa parceria nesses últimos anos.

No curso foram abordados conceitos iniciais de layout e conversamos sobre como analisar a adequação do ambiente fabril relacionando volume e variedade de produção. Aprendemos, também, sobre decisões que devem ser tomadas para se delimitar as características da empresa do projeto em questão e sobre alguns diagramas utilizados para analisar possíveis insuficiências na disposição dos layouts das organizações. Além disso, foram apresentadas etapas e dicas práticas para consultoria em layout.


A palavra layout, em sua origem, é utilizada para se referir sobre o arranjo de equipamentos. Hoje, essa palavra possui várias denotações, como por exemplo, arranjo de uma vitrine, disposição de algum elemento, etc. Aqui, utilizaremos a palavra layout, com o significado de arranje físico.

No contexto empresarial layout o arranjo físico é como as pessoas, equipamentos, máquinas e materiais e materiais em uma organização são posicionados, visando a eficiência dos processos.


Hoje, vamos falar sobre os diferentes tipos de arranjo físico, ou seja, como os recursos (máquinas, equipamentos, pessoas) de uma indústria podem estar posicionados. E, ainda, suas vantagens e desvantagens.


Arranjo Posicional ou Fixo – Trata-se de um arranjo físico em que o produto se mantém parado e os equipamentos se deslocam em torno dele. É usado quando as dimensões ou peso do produto dificultam o seu transporte

É característico de construções civis e produtos de alto valor agregado, como casas, pontes, navios e trabalhos artesanais. Costuma ter um custo mais elevado devido à produção em baixa escala, porém pode ser bem flexível e é adaptável às customizações exigidas pelos clientes.



Arranjo por Processo ou Funcional – Neste arranjo, os processos, operações e/ou equipamentos semelhantes ficam agrupados. Assim, os produtos e materiais se deslocam até o processo ou maquina de sua necessidade. Pode ser facilmente encontrado em organizações comerciais e prestadoras de serviços.

Deve-se tomar cuidado com deslocamentos desnecessários entre as estações. No entanto, pode ser bem flexível quanto às quantidades e customizações exigidas pelo mercado, já que esse tipo de arranjo permite que mais de um tipo de produto possa ser fabricado ao mesmo tempo em diferentes repartições.



Arranjo por Produto ou em Linha – No layout por produto, as peças passam uma a uma por um roteiro preestabelecido. Os equipamentos e as máquinas são colocados de acordo com essa linha de montagem, geralmente seguindo uma forma de U ou S. É ideal para produzir grandes quantidades de itens padronizados.

Podemos ver esse tipo de layout em indústrias montadoras, alimentícias ou em restaurantes a quilo. A alta produtividade desse tipo de arranjo, acaba dificultando a flexibilidade das características e dos produtos, além disso, necessita de um alto investimento em maquinário e demanda um trabalho repetitivo dos funcionários.



Arranjo Celular – Este tipo de layout busca unir as vantagens do arranjo funcional com as do arranjo por produto. Arranja-se em um só local, chamado de célula, maquinas e equipamento de todos os processos afim de fabricar o produto inteiro na mesma linha. Temos, então, várias linhas de produção diferentes.

Assim, é possível manter uma boa produtividade aumentando a flexibilidade da produção. Também, evita-se o transporte desnecessários do material e diminui-se o estoque e o tempo de espera dos itens em processamento.


É claro que, esses modelos de arranjos podem ser adaptados e utilizados simultaneamente em uma só fabrica, adequando-se as necessidades de produção especificas do mercado. Chama-se Arranjo Misto.



Obrigada pela leitura :)

Escrito por Nathalia Soar.

344 visualizações

CONTATO

Universidade Federal de Santa Catarina

Campus Trindade

R. Dep. Antônio Edu Vieira - Trindade, Florianópolis - SC, 88040-535, Brazil.

petepsufsc@gmail.com

(048) 3721-7060

  • Black Facebook Icon
  • Black LinkedIn Icon
  • Black Instagram Icon

© Desenvolvido pelo grupo de Marketing 2017.2 e revisado pelo grupo de Marketing 2020.1