• PET Eng. de Produção

Curso interno de BPM – Gestão de Processos de Negócios

Atualizado: 26 de Mar de 2018



Entre os dias 5 e 9 de fevereiro, os membros do PET participaram de um curso interno ministrado pela Neuron Consultoria, cujo tema principal foi a abordagem gerencial por processos. O curso teve uma carga horária de 20 horas e foi efetuado durante o período matutino.

O que é e como se estrutura um BPM?


Como perspectiva organizacional no futuro, a Gestão de Processos de Negócios é decorrência da preocupação à qualidade dos processos, iniciando-se pelo TQM (Total Quality Management) na década de 80, o qual apresentava uma abordagem gerencial para melhorar a competitividade, a eficácia e a flexibilidade da organização, seguido da Reengenharia nos anos 90, que enfatizava uma reestruturação corporativa. Atualmente, o gerenciamento por processos representa uma nova forma de visualizar as operações de negócio as quais vão além das estruturas funcionais tradicionais. A metodologia estabelece uma estrutura matricial, onde um processo agrega vários elementos funcionais sendo, portanto, uma junção entre processos e as respectivas funções ligadas a estes.

De maneira geral, na Gestão por Processos, os recursos são alocados em processos, e não essencialmente por departamento, diferenciando-se assim da estrutura funcional tradicional das empresas. No BPM (Business Process Management), existem gerentes responsáveis por cada processo, que possuem conhecimento do processo como um todo, tendo aptidão a atuar na causa raiz de não conformidades que possam surgir, ao invés de remediá-las. Por conseguinte, o BPM é uma metodologia que tem como objetivo gerenciar a organização essencialmente por meio de seus processos.


Ferramentas que auxiliam na Gerência por Processos


Durante o curso, aprendemos na prática, através das dinâmicas fornecidas pela Neuron, a lidar com instrumentos que são essenciais na parte administrativa dos processos, exemplificando-os nos processos dentro do PET. Citam-se os mais importantes:


·Cadeia de Valor: ferramenta que representa todos os processos de uma organização, realizados desde o fornecedor até o cliente final, ou seja, são denotados os Processos Principais (Core), os quais de fato agregam valor, os Processos de Suporte, que apoiam os Principais e os Processos de Gestão, responsáveis pela coordenação dos demais.


·Mapeamento de Processos: instrumento bastante eficaz que tem como objetivo principal descrever como os processos da organização são executados. Também permite identificar oportunidades de melhoria e entender se os processos estão em conformidade com o esperado. Os processos podem ser transcritos em um fluxograma, assim que mapeados. O mapeamento é uma ferramenta tão abrangente e complexa, que para o fazer utiliza-se desde uma análise documental até entrevistas com os colaboradores.


·SIPOC: essa é uma ferramenta que ajuda a organização a identificar os elementos relevantes de seus processos. Esses elementos são: Suppliers (Fornecedores), Inputs (Entradas), Process (Processo), Outputs (Saídas) e Customers (Clientes). É utilizando SIPOC que a organização será capaz de ter uma visão macro de seus processos.


·Indicadores de Desempenho: ferramenta utilizada para medir a empresa qualitativamente, servindo como instrumento de gestão para acompanhar o andamento e o resultado de seus processos, e identificar não conformidades ou ausência de padronização, auxiliando a organização a identificar pontos de melhorias


·Should-Be: é uma variação do mapeamento de processos tradicional. O mapeamento Should-Be mostra a versão ideal de um determinado processo da organização. Para colocar em prática o processo “Should-Be”, a organização deve executar mudanças graduais, os chamados processos “To-Be”, que são versões intermediárias do processo ideal.


O curso foi bastante proveitoso para o PET, uma vez que nos auxiliou a identificar os processos realizados na nossa Organização de modo teórico, e colocá-los em prática nas dinâmicas realizadas, além de abranger praticamente vários conceitos abordados dentro da sala de aula. Também nos forneceu conhecimentos fundamentais para executar projetos na área de BPM.

Agradecemos à Neuron Consultoria por mais um curso interno ministrado, o qual servirá para termos um olhar mais abrangente em relação aos processos que são efetuados no PET Engenharia de Produção e eventuais empresas nas quais executarmos algum projeto.


Obrigado pela leitura! :)

Escrito por Paulo Gamba.

75 visualizações

CONTATO

Universidade Federal de Santa Catarina

Campus Trindade

R. Dep. Antônio Edu Vieira - Trindade, Florianópolis - SC, 88040-535, Brazil.

petepsufsc@gmail.com

(048) 3721-7060

  • Black Facebook Icon
  • Black LinkedIn Icon
  • Black Instagram Icon

© Desenvolvido pelo grupo de Marketing 2017.2 e revisado pelo grupo de Marketing 2020.1