• PET Eng. de Produção

Impressione na sua entrevista de emprego: como entregar o melhor desempenho



Sabe-se que ao entrar em um processo seletivo os nervos estão a flor da pele e naturalmente o nervosismo aflora. Sendo assim, deve-se usar todas as oportunidades da melhor forma possível para se destacar em meio aos outros concorrentes. Mesmo que os conhecimentos técnicos sejam necessários para alavancar sua carreira, a hora da entrevista serve como oportunidade para se diferenciar e mostrar aos avaliadores quais suas reais intenções e, principalmente, seus melhores atributos. Para isso você deve se preparar e levar em conta diversos fatores que podem alavancar suas chances.


Seja pontual


Causar uma boa primeira impressão é essencial para seu sucesso, diante disso, Ana Lisboa, coach de carreira e especialista em gestão de pessoas, afirma que “O horário em que você chega para a entrevista já é o primeiro fator a ser analisado, por isso o ideal é chegar em alguma antecedência”. Lisboa também conta que não se deve chegar muito antes do horário, já que isso indicaria ansiedade. “Se você chega após o horário da entrevista, dá a entender que vai se atrasar sempre para o trabalho.”


Observe o seu comportamento


É comum sentir nervosismo e frio na barriga antes da entrevista e esses fatores podem afetar diretamente sua performance, mas não se deve estar focado somente a isso. A preocupação com nosso comportamento de modo geral é muito importante diante de um entrevistador. “É possível que uma variação no tom de voz ou alguma palavra mais ofensiva afaste o entrevistador, por isso é importante estar atento a isso” destaca Ana Lisboa. “Gírias e expressões jovens precisam ser evitadas, pois o recrutador precisa entender que você sabe ser sério e profissional, mesmo que a empresa tenha um ambiente descontraído no dia a dia. Seja você, mas com adequações”, afirma.


Estude a empresa


Ao se candidatar para uma vaga, além de saber o que se é esperado do cargo para qual se esta candidatando, é necessário saber qual o perfil da empresa para qual se está candidatando. Durante a entrevista podem ser feitas perguntas com esse viés e é esperado que o candidato saiba respondê-las. É necessário ter bem claro quais as características, os valores e a missão da empresa para dessa forma, você demonstrar como sua adesão à equipe irá beneficiar o grupo e trazer um diferencial necessário. Além disso, é válido ter noção das diferentes áreas atuantes dentro da instituição, mesmo que não a sua especificamente, para, dessa forma, demonstrar seu interesse e empenho. Com essas informações também é possível destacar aos avaliadores como o seu perfil é compatível ao da organização. Um fator muito importante é saber até onde você quer ir dentro da empresa, quais seus objetivos e os cargos que almeja alcançar, isso mostra o quanto você sabe da empresa e seu interesse na mesma.


Autoconhecimento


“Por que você?” é uma possível pergunta a ser feita ao candidato durante a entrevista de qualquer processo seletivo. Dessa forma o autoconhecimento é essencial - é necessário que o candidato saiba reconhecer suas qualidades e também seus defeitos para passar transparência na hora da resposta. Ao responder este tipo de pergunta, tente demonstrar como suas qualidades o diferenciam e como os seus defeitos não o atrapalham, mas, na verdade, ajudam-o a sempre evoluir. É interessante também, ao longo da resposta incluir como suas características se encaixam na empresa e podem beneficiá-la.


Demonstre personalidade


A maneira com que você expõe suas características, sejam elas qualidades ou defeitos, é crucial para se destacar numa entrevista. Saiba valorizar o seu potencial, ressaltando seu valor, falando das suas experiências profissionais e suas habilidades. Aprenda, também, a como transformar seus defeitos em oportunidades reconhecendo suas fraquezas, mas expondo-as de modo que passe a ideia de que você tem o interesse em melhorar e se aprimorar nessa área enfraquecida. Assim sendo, mantenha uma postura confiante, com cabeça erguida utilizando uma linguagem formal, mas que não deixe de expor o entusiasmo pela oportunidade.


Seja honesto


No momento da entrevista é crucial demonstrar clareza e transparência - aquelas “mentirinhas” não passam despercebidas! O nosso corpo é capaz de falar muito além de palavras em momentos como esse. Um olhar desviado, uma tremida na mão ou uma veia um pouco saltada são indícios de nervosismo que podem levar os recrutadores a crer que você está mentindo. A empresa busca além de competência, confiabilidade - é preciso que você demonstre ser alguém com que se pode contar em todas as horas. Logo, seja honesto! Não dê razões para ser desqualificado.


Esteja preparado para perguntas peculiares


É comum ouvir perguntas incomuns tais como: quantos Mc Donald’s existem em São Paulo? Quantas bolas de gude cabem em um avião? Quantas pessoas cabem em 1 m²? Nessa hora, não se desespere! Para esse tipo de pergunta não existem respostas certas ou erradas. O que é de fato avaliado é como você, candidato, lida com uma situação adversa, se é criativo, e lida bem sobre pressão. Logo, se feita uma pergunta desse tipo para você, mantenha a calma e tenha o raciocínio mais lógico possível, ao ponto de exemplificá-lo aos avaliadores.


Cuidado com as redes sociais


Cada vez mais as empresas têm usado as mídias como forma de filtrar os candidatos na hora de um processo seletivo. Por isso é importante ser cuidadoso e ter coerência ao postar algo em suas redes sociais. Cheque suas fontes, verifique se sua postagem pode ser ofensiva para algum grupo social e veja se há algo que possa vir a denegrir a sua imagem futuramente. Tente usar o espaço para divulgar coisas que valorizem o seu perfil e que passam a ideia para quem está lendo de que você é uma pessoa comprometida e que transmite mais confiança. Além disso, lembre-se do LinkedIn! Mantenha-o atualizado e use-o para enaltecer suas competências.

Colocando essas dicas em prática você poderá mostrar todo seu potencial e aumentará suas chances de conseguir aquela vaga desejada. Lembre-se que ter um bom currículo e causar uma boa impressão também são essenciais, por isso, olhe também nossos outros textos que podem ajudar!


Obrigado pela leitura! :)


Escrito por Anna Clara Ribeiro e Mickael Saadi

141 visualizações

CONTATO

Universidade Federal de Santa Catarina

Campus Trindade

R. Dep. Antônio Edu Vieira - Trindade, Florianópolis - SC, 88040-535, Brazil.

petepsufsc@gmail.com

(048) 3721-7060

  • Black Facebook Icon
  • Black LinkedIn Icon
  • Black Instagram Icon

© Desenvolvido pelo grupo de Marketing 2017.2 e revisado pelo grupo de Marketing 2020.1