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Indicadores de Desempenho

Você já teve dificuldades em saber o quão bem está indo sua organização? Sabe dizer, mas não tem nenhum dado que comprove o que está acontecendo? Para solucionar tudo isso, existem os Indicadores de Desempenho! Quer conhecer um pouquinho mais? Leia esse texto.
O que é Indicador de Desempenho?
Indicador de desempenho é uma ferramenta usada para a obtenção de informações sobre uma dada realidade. Eles delimitam métricas que quantificam a performance das suas atividades. Por exemplo, para avaliar a aprendizagem dos alunos nas escolas, os professores aplicam provas, que são os indicadores de desempenho nesse caso. Simples, não?
Eles são usados para que a organização consiga monitorar os seus processos e atuar naqueles que são críticos. Os dados coletados ainda fornecem informações para o planejamento e gerenciamento de projetos, além de auxiliar na tomada de decisão dos gestores. Os indicadores também servem para que, depois do Planejamento Estratégico, a organização consiga monitorar o desenrolar de suas decisões e evolução dos resultados.
Quais são os benefícios de utilizar essa ferramenta?
Entre os benefícios de utilizar os indicadores, pode-se citar a satisfação dos clientes, essencial para o Sistema de Gestão da Qualidade, monitoramento do processo e geração de mudanças. Para que tudo isso seja positivo, é necessário que os indicadores sejam os corretos e que saibam ser analisados.
Exemplos de indicadores
Existem diversos tipos de indicadores diferentes. O mais importante é que eles se adequem ao objetivo traçado pela sua empresa. Aqui nós apresentamos alguns comuns, mas sua organização pode adaptá-los da maneira que quiser e, inclusive, criar novos indicadores!
Vendas, como: Número de leads* gerados, número de leads* qualificados;
Lucratividade;
Produtividade;
Custos.
Se seu trabalho envolver questões ambientais por exemplo, seus indicadores podem estar voltados para a quantidade de certificações ambientais dos seus fornecedores. É tudo uma questão de adequar a sua realidade!
Espero que você tenha aproveitado a leitura e busque saber ainda mais sobre Indicadores de Desempenho!
Por Ana Luiza Garcia
* Leads: Potenciais clientes. Devem ser convertidos em clientes.