• PET Eng. de Produção

Indicadores de Desempenho



Você já teve dificuldades em saber o quão bem está indo sua organização? Sabe dizer, mas não tem nenhum dado que comprove o que está acontecendo? Para solucionar tudo isso, existem os Indicadores de Desempenho! Quer conhecer um pouquinho mais? Leia esse texto.


O que é Indicador de Desempenho?


Indicador de desempenho é uma ferramenta usada para a obtenção de informações sobre uma dada realidade. Eles delimitam métricas que quantificam a performance das suas atividades. Por exemplo, para avaliar a aprendizagem dos alunos nas escolas, os professores aplicam provas, que são os indicadores de desempenho nesse caso. Simples, não?


Eles são usados para que a organização consiga monitorar os seus processos e atuar naqueles que são críticos. Os dados coletados ainda fornecem informações para o planejamento e gerenciamento de projetos, além de auxiliar na tomada de decisão dos gestores. Os indicadores também servem para que, depois do Planejamento Estratégico, a organização consiga monitorar o desenrolar de suas decisões e evolução dos resultados.


Quais são os benefícios de utilizar essa ferramenta?


Entre os benefícios de utilizar os indicadores, pode-se citar a satisfação dos clientes, essencial para o Sistema de Gestão da Qualidade, monitoramento do processo e geração de mudanças. Para que tudo isso seja positivo, é necessário que os indicadores sejam os corretos e que saibam ser analisados.


Exemplos de indicadores


Existem diversos tipos de indicadores diferentes. O mais importante é que eles se adequem ao objetivo traçado pela sua empresa. Aqui nós apresentamos alguns comuns, mas sua organização pode adaptá-los da maneira que quiser e, inclusive, criar novos indicadores!


  • Vendas, como: Número de leads* gerados, número de leads* qualificados;

  • Lucratividade;

  • Produtividade;

  • Custos.


Se seu trabalho envolver questões ambientais por exemplo, seus indicadores podem estar voltados para a quantidade de certificações ambientais dos seus fornecedores. É tudo uma questão de adequar a sua realidade!


Espero que você tenha aproveitado a leitura e busque saber ainda mais sobre Indicadores de Desempenho!

Por Ana Luiza Garcia

* Leads: Potenciais clientes. Devem ser convertidos em clientes.

53 visualizações

CONTATO

Universidade Federal de Santa Catarina

Campus Trindade

R. Dep. Antônio Edu Vieira - Trindade, Florianópolis - SC, 88040-535, Brazil.

petepsufsc@gmail.com

(048) 3721-7060

  • Black Facebook Icon
  • Black LinkedIn Icon
  • Black Instagram Icon

© Desenvolvido pelo grupo de Marketing 2017.2 e revisado pelo grupo de Marketing 2020.1