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Planejamento Estratégico: como aplicar na prática

A realização de um planejamento de forma estratégica, atualmente, é indispensável para que as organizações consigam se manter competitivas no mercado. Com uma gestão estratégica forte, é possível administrar recursos financeiros, tempo, pessoas e energia da melhor forma para o atingimento do real objetivo da organização, evitando desvios no meio do caminho, antecipando riscos, levando em consideração as mudanças do meio externo e, ainda, direcionado todos os membros da equipe para o mesmo propósito.

Durante a realização do planejamento, a presença de uma pessoa mediadora e neutra, com conhecimento sobre os conceitos e ferramentas que acercam a gestão estratégica, é importante para motivar os participantes, ditar o ritmo das reuniões e aumentar a chance de eficácia do planejamento.

Mas, como, de fato, conduzir a realização de um planejamento estratégico? Por onde começar?


Alinhe as expectativas.

É importe que os participantes da realização do planejamento entendam que você não tem as respostas para os problemas da organização. Você, como mediador, conhece as ferramentas, métodos, conceitos e sabe como aplicá-los. Mas, os integrantes da instituição que conhecem o funcionamento, os problemas, as vantagens competitivas, a razão de existir e aonde ela quer chegar.


Conheça a situação atual da organização.

Conheça a empresa: qual seu ramo; número de colaboradores; setores; clientes; produtos e quantidade de vendas; quem são seus concorrentes, fornecedores e parceiros. Analise, também, informações de planejamentos anteriores, se existirem.


Crie um cronograma.

Tenha um cronograma bem definido. Pense, junto à organização, a melhor forma de separar as etapas do planejamento. Quando realizado por meio de uma imersão (2 ou 3 dias dedicados exclusivamente para o planejamento, por exemplo), é possível engajar todos os participantes de forma mais fácil e dinâmica e o raciocínio não se perde; mas cuidado para manter a participação ativa de todos até o final, pode ser um processo bem cansativo. Quando feito em alguns períodos (uma ou duas vezes por semana, por exemplo), existe um tempo para maturação e lapidação das ideias, se restringindo a propostas mais aplicáveis e realistas.

Realize um treinamento para os participantes.

O treinamento é importante para o nivelar o conhecimento da equipe sobre os principais conceitos, ferramentas e objetivos do planejamento estratégico. Use e abuse de exemplos do meio em que a organização está inserida, busque por concorrentes, fornecedores e parceiros.


Envolva todos os setores da organização.

Se não for possível realizar o planejamento com todos os membros da equipe, faça questão de envolver a maior parte dos setores. Assim, é possível obter uma visão mais integrada do funcionamento e de todos os pontos de melhoria da empresa.


Guarde todas as informações.

Mesmo que elas não venham no instante certo. Se no momento da elaboração das estratégias, por exemplo, surgirem sugestões de indicadores, não reprima os participantes! Retenha as propostas e volte com elas no momento oportuno.


Adapte-se.

Em geral, as ferramentas são flexíveis. Lembre-se disso e as adapte para a realidade da organização. Leve em consideração o ciclo do planejamento, quantidade de colaboradores, se a organização tem fim lucrativos ou não. Além disso, saiba que os fatores de um planejamento estratégico podem ser dinâmicos. Ou seja, os objetivos, indicadores e metas podem sofrer alterações ao longo do tempo. Desde que, claro, não se perca o foco para atingir o objetivo final da organização, a visão.


Execução e controle!

É onde os planejamentos estratégicos dão errado. Ressalte a importância da execução e controle dos objetivos estratégicos, indicadores e metas. Por melhor que um planejamento estratégico possa ser, se ele não for colocado em prática, foi apenas tempo perdido!


Escrito por Nathalia Soar

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