• PET Eng. de Produção

Por que a atitude é importante para o sucesso?

Nos tempos de hoje, sucesso é uma palavra que guia o caminho de muitas pessoas. A busca pelo sucesso nos trouxe um mercado altamente competitivo e faz com que tenhamos que nos diferenciar dos demais para alcançá-lo. Mas o que é preciso para ter sucesso na vida? Bom, o significado de sucesso é relativo. Para alguns significa formar uma família e ter uma casa própria, para outros ter uma carreira excepcional. De qualquer forma, a palavra-chave na busca pelo sucesso é a atitude.

Quando falamos de sucesso profissional, a atitude é uma característica extremamente importante e é, com certeza, uma das qualidades que as empresas mais buscam nos seus futuros colaboradores. Pesquisas apontam que ter atitude é mais importante até que inteligência para o sucesso. Isso acontece pois existem dois tipos de mentalidades nas pessoas, a fixa e a de crescimento. A mentalidade fixa faz com que as pessoas fiquem onde estão, sem vontade de mudança, estagnadas nas suas zonas de conforto. Não gostam de desafios e não lidam muito bem com críticas construtivas. Já a mentalidade de crescimento faz com que os indivíduos sintam necessidade de melhoria contínua. Eles se saem melhor do que as pessoas de mentalidade fixa, até quando são menos inteligentes, pois tendem a aceitar o desafio e dão o seu máximo. Cada vez mais, devemos trabalhar nossas mentalidades para que nos tornemos pessoas com uma maior facilidade em encarar desafios e para termos mais atitude.

Certos comportamentos que tomamos em nossa vida profissional também podem afetar a nossa carreira de sucesso. Envolvimento e comprometimento são aspectos que mostram o quanto de atitude um profissional tem. Sentir-se envolvido com o seu trabalho nos faz mais proativos, resolvendo problemas e buscando soluções de uma maneira mais rápida. Além disso, ter comprometimento é mostrar o quanto você é responsável por aquilo que você é designado ou se propõe a fazer.

Além disso, existem certas atitudes que nos ajudam a atender às exigências do mercado e nos projetam para uma carreira de sucesso. É sempre muito importante ter metas e objetivos a serem atingidos, e o foco e o empenho, em conjunto com a atitude, vão te ajudar a atingir esses objetivos. Outro ponto é buscar sempre renovar seus conhecimentos, pois isso demonstra que você tem vontade de crescer e ser um profissional melhor. Existem várias atitudes que você pode ter no seu dia a dia que irão te guiar para ter bons resultados na sua vida profissional.

Porém, ter atitude não é um comportamento exclusivo da sua vida profissional. Nossa rotina pode ter melhoras significativas quando agimos com atitude perante várias situações.

Quando você está passando por um momento difícil na sua vida, ter atitude pode ser essencial para que você saia dessa situação. Apenas o fato de pensar positivo é uma atitude que pode te ajudar. Aceitar quando algo de ruim acontece também é um passo importante. Muitas vezes quando passamos por certas condições, encaramos elas e lidamos com atitude, isso só nos fará crescer rumo ao sucesso. Ter atitudes positivas nos levam a ações que geralmente trazem bons resultados e que nos fazem crescer como seres humanos.

Ter atitude é ter ciência de que precisamos nos mexer para que as coisas aconteçam. Sair das nossas zonas de conforto e enfrentar os desafios que nos propõem, para que alcancemos o sucesso, seja na nossa vida profissional ou na vida pessoal.

Obrigado pela leitura!

Escrito por: Arthur Dutra Locks

167 visualizações

CONTATO

Universidade Federal de Santa Catarina

Campus Trindade

R. Dep. Antônio Edu Vieira - Trindade, Florianópolis - SC, 88040-535, Brazil.

petepsufsc@gmail.com

(048) 3721-7060

  • Black Facebook Icon
  • Black LinkedIn Icon
  • Black Instagram Icon

© Desenvolvido pelo grupo de Marketing 2017.2 e revisado pelo grupo de Marketing 2020.1