• PET Eng. de Produção

Seu currículo tem 7 segundos para ser bom

Atualizado: 27 de Abr de 2018



Segundo a Harvard Business Review, o tempo médio que um empregador leva para ler um currículo é de 7 segundos. Após esse período, ou você o cativa, ou seu currículo foi parar no lixo. E aí, como garantir a vaga tão desejada?


A verdade é que não existe uma receita infalível, mas existem algumas dicas que podem te fazer sair à frente da concorrência (e muito!).


Primeiro, o que não fazer:


1. Não coloque o título “curriculum vitae”

Ou nada do gênero. Intitule pelo seu nome.


2. Evite foto

O mesmo vale para informações pessoais como RG e CPF.


3. Erros de digitação/gramática podem te custar a vaga dos sonhos

Se necessário, peça ajuda para algum amigo para garantir que tudo esteja nos conformes.


4. Não omita informações

Nem todas as suas experiências profissionais vão ser exitosas, e tudo bem! Às vezes você ficou pouco tempo num posto de trabalho e acaba considerando desfavorável expor a situação, mas omiti-la é pior, acredite. Saiba como descrever a situação no documento, bem como tudo o que foi conquistado ali e esteja pronto caso o assunto apareça na entrevista.



Mãos à obra

Às vias de fato: como fazer um bom currículo?


Parte 1: OBJETIVO

Como mostrar para o empregador que você é o cara pra vaga?

Lembra dos 7 segundos? Agora é a hora. Use um objetivo curto e simples, com não mais que 3 frases, algo como um “pitch de elevador”. Use frases fortes, mas fuja dos clichês. Fuja também das habilidades!! Não é você que vai se julgar “um ótimo gerente de vendas”, e sim seus avaliadores.

Exemplo:

Executivo com 7 anos de experiência em empreendimentos voltado ao desenvolvimento de estratégia e negócios com foco em desenvolver, liderar e implementar ações para o crescimento corporativo e realinhamento de iniciativas.

Lembre que o seu objetivo é a primeira imagem de como você pode ser bom para aquela atuação! Não hesite em mudá-lo a cada vaga.


Parte 2: EXPERIÊNCIAS

Aqui, para quem ainda está no início da vida profissional, começa a complicar. O negócio é: mostre que foi à luta. Mostre o que te engrandeceu. Traga dados, se puder. Aqui cabe desde trabalhos voluntários até cargos em empresas.

“Responsável por gerir as redes sociais da Empresa X” não diz muito. Lembre que esse é o momento para falar de conquistas, e não de responsabilidades. Mostre o quanto você as fez crescer, como delegou tarefas e qual a porcentagem de leads convertidos. Seja concreto.


Parte 3: FORMAÇÃO

Faça uma relação sobre as informações relacionadas à educação, desde escolas até intercâmbio, diplomas e cursos (inclusive os de línguas estrangeiras). Saiba medir a necessidade de cada colocação, para não estender demais a lista. Inclua instituições e datas.



A ESTRUTURA

Pode parecer tentador começar impressionando com o design e o layout do currículo, mas (a não ser que seja sua área) não é o recomendado. Atenha-se ao clássico, com fontes padrão de cor preta numa folha branca que é sucesso! Foque na legibilidade do documento. Use e abuse de linhas, espaços, negritos, itálicos e sublinhados, se isso for o deixar visualmente agradável.

Dizem muito por aí que o currículo não pode de jeito nenhum ser maior que uma página, mas, para os profissionais da Harvard Business Review, vale mais um currículo um pouquinho maior e harmonioso aos olhos, do que um enxuto e poluído. Entre 1 e 3 páginas é o ideal. Seja coerente!

Ao final, lembre-se de converter o arquivo para PDF para que a configuração não se perca



DICAS FINAIS:

  • Se na sua área couber a seção de portfólio, a considere um quarto tópico e selecione os trabalhos a expor de acordo com a vaga visada, descrevendo cada um com uma frase breve.

  • Preste atenção nas redes sociais! Deixe-as alinhadas as informações do currículo, principalmente o Linkedin (e se liga nessa dicas pra otimizar seu linkedin!).

  • Um recurso interessante é alinhar seu currículo às palavras-chave do momento, como essas competências mais buscadas no Linkedin.


Aqui tem o currículo dos PETianos, para usar de exemplo (caso queira o modelo, manda um e-mail pra gente que te encaminhamos o documento padrão!)


E pronto! Agora é só correr pro abraço.


Obrigada pela leitura! :)

Escrito por Maria Eduarda Furtado.

0 visualização

CONTATO

Universidade Federal de Santa Catarina

Campus Trindade

R. Dep. Antônio Edu Vieira - Trindade, Florianópolis - SC, 88040-535, Brazil.

petepsufsc@gmail.com

(048) 3721-7060

  • Black Facebook Icon
  • Black LinkedIn Icon
  • Black Instagram Icon

© Desenvolvido pelo grupo de Marketing 2017.2 e revisado pelo grupo de Marketing 2020.1