• PET Eng. de Produção

Você sabe por que seu Índice Acadêmico não mede sua inteligência?

Atualizado: Mai 19


Já ouviu falar em inteligências múltiplas? Ou nas nove inteligências de Gardner? Isso mesmo, nós temos 9 formas diferentes de ser inteligente! Segundo Howard Gardner, em seu estudo de 1985, todos nós somos uma mistura dessas nove dimensões de inteligências, e em graus de desenvolvimento diferentes.


Mas, que inteligências são essas?


Inteligência Linguística

Se refere a facilidade para se comunicar e interpretar textos, falados ou escritos. Contar histórias, argumentar, gosto pela leitura e interpretar som, ritmo e entonação das palavras são características das pessoas com essa inteligência prevalente. Além, da aptidão para aprender novas línguas.


Inteligência Lógico-matemática

É a habilidade de analisar e resolver problemas, detectar padrões e fazer cálculos com facilidade. São pessoas organizadas, sistemáticas, com o raciocínio lógico e com capacidade de deduzir e conectar fatos, razões e efeitos com facilidade.


Inteligência Musical

Capacidade de diferenciar sons, ritmo, timbre e tom. São pessoas com maior sensibilidade para reconhecer e compor músicas, além da facilidade para tocar instrumentos musicais.


Inteligência Cinestésica-corporal

Aptidão para usar racionalmente suas capacidades físicas. Como coordenação do corpo, manipular objetos e expressar sentimentos, por meio de uma união entre a mente e o corpo. Como dançar ou atuar, por exemplo.


Inteligência Espacial-visual

É a habilidade de diferenciar cores, formas, texturas, dimensões e relações espaciais. São pessoas que pensam com imagens e se lembram facilmente das imagens já vistas. Além disso, costumam ter uma boa visão espacial e facilidade em se locomover pelo espaço.


Inteligência Intrapessoal

É a capacidade de se autoconhecer. De controlar e entender seus sentimentos, ter o poder de tornar hábitos inconscientes em atitudes conscientes. É a inteligência sobre a consciência do que somos, o que sentimos e o que fazemos.


Inteligência Interpessoal

Já essa categoria, se trata sobre compreender as outras pessoas. Está muito ligada a empatia e a habilidade de conversar. É a aptidão de interpretar palavras, gestos, intenções e motivações das pessoas a sua volta. É comum a bons líderes.


Inteligência Naturalística

Essa e a próxima categoria foram incluídas apenas em 1995 ao estudo de Gardner. Segundo ele, é necessário pensar nas inteligências que são essências para a sobrevivência do ser humano e de outras espécies. A inteligência Naturalística é a capacidade de reconhecer e interagir com outras espécies de seres vivos. Além de fenômenos relacionados ao clima, geografia e outros fenômenos naturais.


Inteligência Existencial

Refere-se a refletir sobre a existência de si no universo. É a sensibilidade para pensar e abordar questões profundas do universo, como por vivemos ou por que morremos. Além da capacidade de estar bem consigo mesmo e de ver o mundo como um todo.



Conhecendo todas as inteligências, percebemos que, na verdade o índice Acadêmico mede apenas o que é chamado de inteligência clássica, nossas habilidades Lógico-matemática e Linguística. Por isso, que o que chamamos de IAA, ou os famosos testes de QI, não nos dizem o quão inteligente somos, uma vez que, não é levado em conta todas as qualidades que podemos ter!


Que tal fazer um teste para descobrir qual inteligência predomina em você? https://www.posgrado.net.br/ambiente/multiplas-inteligencias/teste-multiplas-inteligencias.html

Obs: Aqui é considerado apenas as 7 primeiras inteligências porque Gardner adicionou à sua teoria as inteligências naturalística e existencial só mais tarde.


Obrigada pela leitura! :)


Escrito por Nathalia Soar

274 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

CONTATO

Universidade Federal de Santa Catarina

Campus Trindade

R. Dep. Antônio Edu Vieira - Trindade, Florianópolis - SC, 88040-535, Brazil.

petepsufsc@gmail.com

(048) 3721-7060

  • Black Facebook Icon
  • Black LinkedIn Icon
  • Black Instagram Icon

© Desenvolvido pelo grupo de Marketing 2017.2 e revisado pelo grupo de Marketing 2021.1