• PET Eng. de Produção

Você sabe por que seu Índice Acadêmico não mede sua inteligência?


Já ouviu falar em inteligências múltiplas? Ou nas nove inteligências de Gardner? Isso mesmo, nós temos 9 formas diferentes de ser inteligente! Segundo Howard Gardner, em seu estudo de 1985, todos nós somos uma mistura dessas nove dimensões de inteligências, e em graus de desenvolvimento diferentes.


Mas, que inteligências são essas?


Inteligência Linguística

Se refere a facilidade para se comunicar e interpretar textos, falados ou escritos. Contar histórias, argumentar, gosto pela leitura e interpretar som, ritmo e entonação das palavras são características das pessoas com essa inteligência prevalente. Além, da aptidão para aprender novas línguas.


Inteligência Lógico-matemática

É a habilidade de analisar e resolver problemas, detectar padrões e fazer cálculos com facilidade. São pessoas organizadas, sistemáticas, com o raciocínio lógico e com capacidade de deduzir e conectar fatos, razões e efeitos com facilidade.


Inteligência Musical

Capacidade de diferenciar sons, ritmo, timbre e tom. São pessoas com maior sensibilidade para reconhecer e compor músicas, além da facilidade para tocar instrumentos musicais.


Inteligência Cinestésica-corporal

Aptidão para usar racionalmente suas capacidades físicas. Como coordenação do corpo, manipular objetos e expressar sentimentos, por meio de uma união entre a mente e o corpo. Como dançar ou atuar, por exemplo.


Inteligência Espacial-visual

É a habilidade de diferenciar cores, formas, texturas, dimensões e relações espaciais. São pessoas que pensam com imagens e se lembram facilmente das imagens já vistas. Além disso, costumam ter uma boa visão espacial e facilidade em se locomover pelo espaço.


Inteligência Intrapessoal

É a capacidade de se autoconhecer. De controlar e entender seus sentimentos, ter o poder de tornar hábitos inconscientes em atitudes conscientes. É a inteligência sobre a consciência do que somos, o que sentimos e o que fazemos.


Inteligência Interpessoal

Já essa categoria, se trata sobre compreender as outras pessoas. Está muito ligada a empatia e a habilidade de conversar. É a aptidão de interpretar palavras, gestos, intenções e motivações das pessoas a sua volta. É comum a bons líderes.


Inteligência Naturalística

Essa e a próxima categoria foram incluídas apenas em 1995 ao estudo de Gardner. Segundo ele, é necessário pensar nas inteligências que são essências para a sobrevivência do ser humano e de outras espécies. A inteligência Naturalística é a capacidade de reconhecer e interagir com outras espécies de seres vivos. Além de fenômenos relacionados ao clima, geografia e outros fenômenos naturais.


Inteligência Existencial

Refere-se a refletir sobre a existência de si no universo. É a sensibilidade para pensar e abordar questões profundas do universo, como por vivemos ou por que morremos. Além da capacidade de estar bem consigo mesmo e de ver o mundo como um todo.



Conhecendo todas as inteligências, percebemos que, na verdade o índice Acadêmico mede apenas o que é chamado de inteligência clássica, nossas habilidades Lógico-matemática e Linguística. Por isso, que o que chamamos de IAA, ou os famosos testes de QI, não nos dizem o quão inteligente somos, uma vez que, não é levado em conta todas as qualidades que podemos ter!


Que tal fazer um teste para descobrir qual inteligência predomina em você? https://www.posgrado.net.br/ambiente/multiplas-inteligencias/teste-multiplas-inteligencias.html

Obs: Aqui é considerado apenas as 7 primeiras inteligências porque Gardner adicionou à sua teoria as inteligências naturalística e existencial só mais tarde.


Obrigada pela leitura! :)


Escrito por Nathalia Soar

205 visualizações

CONTATO

Universidade Federal de Santa Catarina

Campus Trindade

R. Dep. Antônio Edu Vieira - Trindade, Florianópolis - SC, 88040-535, Brazil.

petepsufsc@gmail.com

(048) 3721-7060

  • Black Facebook Icon
  • Black LinkedIn Icon
  • Black Instagram Icon

© Desenvolvido pelo grupo de Marketing 2017.2 e revisado pelo grupo de Marketing 2020.1