PROCESSO SELETIVO 20.1

Aqui você encontrará as informações referentes ao processo seletivo do PET Engenharia de Produção do semestre 20.1

 VENHA FAZER PARTE 

DESSA HISTÓRIA

 
 

POR QUE O PET?

ETAPAS DO PROCESSO SELETIVO

Manoella Schveitzer

Ex-coordenadora do grupo de Gestão da Qualidade, membro por 2 anos e 2 meses

"Logo que entrei na Produção fui apresentada às entidades no DDD1, naquele dia o PET já me chamou a atenção, tudo organizado, com cronograma, pastinhas e até coffee! Além da palestra do ex-Petiano e do líder do PET, que me deixaram ainda mais curiosa sobre o grupo. A partir daí procurei saber um pouco mais sobre o PET e assim que o processo seletivo foi aberto me inscrevi. Escolhi o PET principalmente por que todos que conheci que faziam parte do grupo tinham muito orgulho disso e demonstravam uma paixão enorme, como eu queria conhecer mais sobre a engenharia de produção e entrar em uma entidade, que ao meu ver é a melhor maneira de fazer isso, o PET se destacou e me conquistou. Antes de virar membro frequentei o curso de Excel, que foi muito bem organizado e com certeza me ensinou inúmeras coisas que utilizo até hoje. A questão da organização e qualidade dos eventos do grupo me chamou atenção "de fora" e quando entrei no grupo pude entender o por que disso. Percebi que todos ali presavam por uma alta qualidade dos eventos e também faziam isso com paixão e orgulho. Entrei no PET para ter esse orgulho de fazer parte de uma entidade incrível que sem dúvidas me ensinou muito, aprendi muito mais do que achei que iria, o PET me fez entender as áreas que gosto e as que não gosto na produção e principalmente, me fez aprender a trabalhar em equipe. Para mim foi a melhor escolha que eu poderia ter feito, e sem dúvidas faria novamente."

Mateus Lamin

Ex-líder, membro por 2 anos e 5 meses

"Quando conheci o PET, no dia em que me matriculei no curso de Engenharia de Produção Elétrica, me apaixonei. Fui apresentado às atividades do grupo, ao propósito do programa, e logo percebi que fazer parte daquela equipe - que me recebeu tão bem - era um novo sonho.

A possibilidade de me desenvolver, a partir do desenvolvimento da graduação e da sociedade, faz meu olho brilhar até hoje.

Eu escolhi o PET por me permitir, ao mesmo tempo, pensar no meu crescimento, e ao mesmo tempo, em como eu posso contribuir pra sociedade em que eu faço parte, desde o começo da minha formação profissional. Escolhi o PET porque me permitiria desenvolver projetos ativamente, aprendendo temas técnicos da Engenharia de Produção e ao mesmo tempo aplicar esses conhecimentos.

Escolhi o PET porque eu sabia que ia trabalhar com pessoas incríveis, conhecer pessoas incríveis, que me ajudariam a fazer de mim a minha melhor versão.

Escolhi o PET, e escolheria o PET novamente, por ser a maior experiência de crescimento pessoal e profissional que eu já vivi."

Paulo Henrique Gamba

Ex-coordenador do grupo de Marketing e Eventos, membro por 1 ano e  11 meses

"Por que se desenvolver? Por que querer algo a mais? Por que estar perto dos professores? Por que fazer grandes amizades com pessoas extraordinárias?

 

O PET traz o diferencial necessário ao aluno que participa do Programa e à graduação. O PET te aproxima dos professores, do mercado de trabalho e da sociedade como um todo. O PET te permite enxergar oportunidades de melhoria, sobretudo com aplicações de engenharia, em diferentes lugares. No PET você aprende, mas também ensina. O PET te faz entender, de modo prático, mais sobre organizações integradas e como essas funcionam. É no PET que você vivencia integralmente a experiência universitária através dos pilares: Pesquisa, Ensino e Extensão."

Incrições

As inscrições deverão ser feitas online através do link disnponibilizado no início desta página.

Carta motivacional e atividade surpresa

Desafio de resolução de problemas juntamente com a entrega da carta de motivação redigida pelos inscritos. Esta etapa acontecerá na sede do PET Engenharia de Produção.

Dinâmica em grupo

Nesta etapa, os candidatos realizarão dinâmicas em grupo, o local será divulgado por e-mail;

Entrevistas individuais

A etapa final do processo seletivo será uma entrevista com o tutor e pelo menos um integrante do PET.

Divulgação dos resultados

*Devido ao recente posicionamento da Universidade com relação à situação enfrentada com o avanço do COVID-19, nosso cronograma poderá sofrer ajustes. As atualizações serão avisadas através das nossas redes sociais e site.

O PET continua realizando suas atividades remotamente mesmo com a suspensão das atividades presencias pela UFSC devido ao coronavírus. No entanto, as etapas do nosso processo seletivo ocorrem de forma presencial e estão impossibilitadas no momento.

Dessa forma, decidimos adiar as próximas etapas do Processo Seletivo até as atividades de ensino da UFSC voltarem.

O período de inscrição será prolongado até a situação se normalizar e os candidatos já inscritos não serão prejudicados.

Novas informações serão disponibilizadas em nossos canais de comunicação assim que possível.

 

Liderança do PET Engenharia de Produção

 

#FiqueEmCasa

RELATO DOS COORDENADORES

Júlia Schmitz

Líder do grupo

Quando entrei no PET Engenharia de Produção meu maior objetivo não era ser líder, por mais que seja estranho para muitas pessoas. Depois de me desenvolver no Marketing & Eventos e Desenvolvimento Humano e ter das mais diversas vivências, acabei percebendo que ser líder fazia todo sentido e era um caminho natural dentro do grupo. Minha liderança não apareceu do nada, ela vem sendo construída e desenvolvida ao longo dos semestres, de forma indireta, à medida que eu fui ganhando experiência, entendendo como o grupo funciona e as atividades que realiza. Hoje em dia, entendo que meu papel como líder é representar e auxiliar o grupo, repassando meus conhecimentos e experiências. Além disso, preciso buscar ter uma visão sistêmica para coordenar os membros e supervisionar que as atividades de cada área do grupo PET cumpram o seu papel e entreguem as saídas planejadas. Nesse tempinho como líder consegui perceber que para manter o bom funcionamento e o cumprimento das regras do regimento interno e do Programa, é preciso pensar no bem-estar e desenvolvimento dos PETianos! Muito da minha função é agir de forma coletiva e empática buscando formas de motivar os PETiano e manter o bom clima organizacional. Acompanhar o crescimento deles é o que me motiva e me faz querer continuar meu trabalho! Faço tudo isso junto com os outros coordenadores com o objetivo de auxiliar nosso professor Tutor nas decisões e caminhos a serem seguidos pelo nosso grupo.

Maria Eduarda Furtado

Coordenadora de Projetos

Entrei no PET em 2018.1 no grupo que eu mais queria à época: Marketing & Eventos. Cresci muito e fiz crescer também! Parti para um novo desafio na área da Qualidade, que contou com o meu trabalho por 2 semestres e meio. Agora, no meu quinto semestre de PET, assumi uma coordenadoria totalmente diferente de tudo o que vivenciei aqui dentro até agora: a Coordenadoria de Projetos. Por ser tão ímpar, busquei me capacitar ao máximo nesse período pra poder agregar aos demais membros. Pude entender um pouquinho da importância de gerenciar um projeto: primeiro, porque muitos dos conceitos por trás do gerenciamento de projetos cabem a aspectos muito mais amplos do que só projetos técnicos propriamente ditos; segundo, porque percebi que saber fazer um projeto não é o mesmo que saber gerenciá-lo; e terceiro, porque aprender e ver tudo isso na prática é um grande diferencial sendo agregado à minha futura experiência profissional. Além disso, acompanhar cada um dos membros em cada um dos projetos do nosso grupo é um trabalho muito dinâmico. Isso me faz aprender, ensinar e me adaptar o tempo todo. Essa área vem me encantando e eu posso ver de perto, dia a dia, todo o trabalho pra construir o impacto que a gente, enquanto PET, tanto busca. Quando tudo isso é transformado em trabalho acadêmico, para que possa alcançar ainda mais gente, é uma satisfação muito grande! Mas a parte mais especial de tudo isso é receber os feedbacks dos contratantes e orientadores e orientadoras: ver a satisfação com as nossas entregas, a assertividade na aprendizagem que temos no processo e, por fim, que conciliamos tudo isso com um dos nossos valores, que é a excelência. É isso que me move!

Mickael Saadi

Coordenador do Grupo da Qualidade

Ao entrar no PET Engenharia de Produção me vi muito interessado no Grupo Gestão da Qualidade (GQ) e hoje me sinto muito feliz em representar esse grupo como Coordenador e poder contar um pouco sobre suas atividades e vivências que tive aqui dentro. O Grupo de Gestão da Qualidade é o grupo responsável pelas atividades relacionadas à manutenção e à garantia do bom funcionamento do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) dentro do PET. Mas o que é um SGQ? Nada mais é do que um conjunto de práticas coordenadas para dirigir e controlar uma organização, dentro de seus diversos setores. Dessa forma, o GQ atua buscando um melhor funcionamento desse sistema, através do acompanhamento da documentação dos processos realizados pelo grupo, além da constante busca de melhorias nos procedimentos mapeados. Essas atividades capacitam os membros do GQ que participam de auditorias internas e externas, sendo assim preparados para o mercado de trabalho com a experiência de já ter atuado nessa área tão importante que é a Qualidade. No semestre de 19.2 tive a oportunidade de participar de uma auditoria de recertificação da ISO 9001:2015, podendo ver na prática como é o SGQ dentro das empresas e percebendo, também, todos os acertos e os erros do nosso grupo em relação ao sistema de gestão da qualidade. O trabalho aqui é tão sério que o PET foi a primeira entidade estudantil da América Latina a receber a certificação ISO 9001! Assim sendo, Grupo da Qualidade, com o auxílio dos outros coordenadores do PET, logra em garantir a qualidade nos processos e incentivar a gestão do conhecimento.

Igor Augusto

Coordenador do Desenvolvimento Humano

O grupo de Desenvolvimento Humano tem como função auxiliar os PETianos a se capacitarem tanto em áreas técnicas quanto comportamentais, além de manter um bom clima organizacional de trabalho. Através eventos, cursos, treinamentos, workshops e outras atividades é possível desenvolver diversas competências técnicas. Além disso, os membros do DH promovem aos integrantes do PET eventos de Feedback, debates sobre temas da atualidade, organizam a entrada de novos membros e atividades de integração. O acompanhamento dos membros é oportunizado para cada PETiano por meio de ferramentas que possibilitam crescimento tanto dentro do PET quanto fora e auxiliam em sua organização e aprendizagem.

Participar desse grupo me trouxe experiências incríveis que me fizeram crescer muito como pessoa e também a encarar o trabalho em equipe e o relacionamento com outros colegas de maneira muito mais profissional, tenho certeza que isso me agregou muito!

Anna Clara Sena Ribeiro

Coordenadora do Marketing & Eventos

O grupo de Marketing e Eventos tem dentro do PET a responsabilidade de representar os PETianos perante a graduação, departamento e Programa, no que tange a transparência e divulgação. É através dele que nós comunicamos e expressamos nossas opiniões dos mais diversos assuntos, permitindo nos aproximar cada vez mais dos nossos clientes e proporciona-los as mais diversas experiências. O outro braço do grupo, como costumo dizer, está focado de fato na produção de eventos. Realizamos para a graduação desde cursos a palestras e visitas técnicas. Todos os PETianos tem a oportunidade de se capacitar ministrando ou monitorando nossos eventos, mas cabe ao nosso grupo o operacional por trás da excelência da entrega. Quando entrei no PET este foi meu primeiro grupo, e hoje tenho o prazer - e desafio - de coordena-lo. Acredito que fazemos um trabalho nobre que envolve comunicação, design, criatividade, administração de tempo, e muitas outras competências!

 

PRÉ-REQUISITOS

Cursar da 2ª a 5ª fase dos cursos de Engenharia de Produção da UFSC

Ter no máximo 1 reprovação até o ato da inscrição

Ter IAA (Índice de Aproveitamento Acumulado) maior ou igual a 6

Estar matriculado no curso de Engenharia de Produção Civil, Engenharia de Produção Elétrica ou Engenharia de Produção Mecânica da UFSC;

Não ser bolsista de qualquer outro programa

Comprometer-se a dedicar 20 horas semanais às atividades do Programa

© Desenvolvido pelo grupo de Marketing 2017.2 e revisado pelo grupo de Marketing 2020.1

  • Black Facebook Icon
  • Black LinkedIn Icon
  • Black Instagram Icon