PROJETOS CORRENTES
_jfif.jpg)
Mapeamento e Padronização dos processos na Coordenadoria de um Curso Universitário
Membros: Beatriz Locatelli, Bruna Schiavini Hoepers e Gabriel Henrique Silva Cidade
Orientadora: Mirna de Borba
O mapeamento de processos é importante para o melhor funcionamento de uma organização, por meio dele é possível uma gestão de processos mais transparente e visando a melhoria contínua das etapas, deixando evidente os pontos fortes e os que devem ser aprimorados, resultando em um trabalho mais eficaz, algo indispensável em serviços governamentais e em empresas que visam a qualidade do procedimento. O projeto tem como objetivo estruturar o sistema documental na coordenação de um curso universitário segundo a ISO 9001:2015. Inicialmente será feito um levantamento do atual sistema visando identificar os a serem mapeados. Uma vez mapeados, os processos serão analisados visando à proposição de melhorias e padronizados. Em seguida será realizada a estruturação do sistema documental com estrutura de dados para armazenamento de arquivos digitais.

Solução em Data Science para instituição do ramo esportivo
Membros: Eduardo Daniel, Gustavo Borba e João Paulo Maximiano Almeida
Orientadora: Carina Friedrich Dorneles
O sonho de toda organização esportiva é oferecer a melhor estrutura para que atletas e treinadores possam representar a equipe com competência no cenário competitivo. Neste contexto, o projeto tem como objetivo apresentar à instituição uma solução em Business Intelligence, a partir da coleta e análise de dados referentes às modalidades praticadas, fundamentados em evidências históricas sobre o desempenho de demais equipes nestas modalidades, visando orientar a tomada de decisões estratégicas no que diz respeito sobre o foco de investimentos de tal instituição.

Assessoria no Sistema de Gestão da Qualidade em uma empresa do ramo de engenharia civil
Membros: Ana Luiza da Costa Garcia
Orientador: Mirna de Borba
O projeto consiste em assessorar uma empresa do ramo de engenharia civil a gerenciar o seu sistema de gestão da qualidade. Inicialmente, a equipe do projeto auxiliará na preparação e acompanhamento de uma auditoria interna e na estruturação da Reunião de Análise Crítica (RAC). Em seguida será feita uma análise de alguns documentos para preparação da auditoria externa. Por fim, auxiliar nas tratativas da auditoria interna.

Aplicação de um método de previsão de demanda em uma indústria do ramo de higiene e limpeza pessoal
Membros: Arthur Dutra Locks, Felipe Dalla V. Lourenço e Franklin Canever Damiani
Orientador: Ricardo Faria Giglio
A previsão de demanda é uma prática que fornece às organizações as informações necessárias a respeito do mercado em que estão inseridas. Trata-se de um instrumento importante para a estratégia, pois permite evidenciar, por exemplo, o padrão de consumo dos clientes e as estimativas para renovação de estoque, entre outros pontos. Neste projeto o foco é a aplicação um método de previsão de demanda utilizando a linguagem de programação Python para melhorar a acuracidade das previsões futuras da empresa. Além disso, pretende-se aplicar um método com o propósito de gerar o menor erro possível e obter uma previsão mais assertiva. Por fim, será elaborado um comparativo da situação atual com a ferramenta implementada com o intuito de apresentar uma proposta que atenda as necessidades da empresa.

Implementação de um SGQ em uma Policlínica
Membros: Júlia Schmitz, Eduardo Legat Springmann, Mickael Saadi de Penedo e Mateus Lamin
Orientadoras: Mirna de Borba e Mônica Maria Mendes Luna
O projeto consiste em implantar um sistema de gestão da qualidade segundo a norma ISO 9001:2015, realizado por meio de uma pesquisa-ação em uma Policlínica. Inicialmente será feito um diagnóstico da empresa, com a participação no seu Planejamento Estratégico e definição do escopo do sistema. Em seguida serão mapeados todos os processos, identificadas as atividades críticas, analisados os riscos e elaboradas as informações documentadas. Na sequência será realizada a estruturação do sistema documental para a empresa. Por último será implantado o sistema através de treinamento e auditoria interna.

Mapeamento de Fluxos de Valor em uma empresa de confecção de acessórios de moda
Membros: Ana Clara Sarkissian e João Vitor Goedert
Orientador: Glauco Garcia Martins Pereira da Silva
O projeto foi criado devido a demanda de uma empresa de confecção de acessórios de moda, que necessitava reduzir o atual Lead Time de seus processos de produção, a fim de, dentre outros fatores, melhorar o atendimento ao cliente e reduzir os desperdícios no processo produtivo. Assim, viu-se a oportunidade de aplicar uma das ferramentas do Sistema Toyota de Produção (Lean Manufacturing ou Manufatura Enxuta), que é o Mapeamento de Fluxo de Valor. Assim, o projeto visa mapear o estado atual e o estado futuro das principais famílias de produtos da empresa, além de realizar o levantamento das oportunidades de melhoria que poderão ser futuramente aplicadas à empresa.