PROJETOS CORRENTES

Assessoria no Sistema de Gestão da Qualidade em uma empresa do ramo de engenharia civil

Membros: Ana Luiza da Costa Garcia

Orientador: Mirna de Borba

O projeto consiste em assessorar uma empresa do ramo de engenharia civil a gerenciar o seu sistema de gestão da qualidade. Inicialmente, a equipe do projeto auxiliará na preparação e acompanhamento de uma auditoria interna e na estruturação da Reunião de Análise Crítica (RAC). Em seguida será feita uma análise de alguns documentos para preparação da auditoria externa. Por fim, auxiliar nas tratativas da auditoria interna.

Aplicação de um método de previsão de demanda em uma indústria do ramo de higiene e limpeza pessoal

Membros: Arthur Dutra Locks, Felipe Dalla V. Lourenço e Franklin Canever Damiani

Orientador: Ricardo Faria Giglio

A previsão de demanda é uma prática que fornece às organizações as informações necessárias a respeito do mercado em que estão inseridas. Trata-se de um instrumento importante para a estratégia, pois permite evidenciar, por exemplo, o padrão de consumo dos clientes e as estimativas para renovação de estoque, entre outros pontos. Neste projeto o foco é a aplicação um método de previsão de demanda utilizando a linguagem de programação Python para melhorar a acuracidade das previsões futuras da empresa.  Além disso, pretende-se aplicar um método com o propósito de gerar o menor erro possível e obter uma previsão mais assertiva. Por fim, será elaborado um comparativo da situação atual com a ferramenta implementada com o intuito de apresentar uma proposta que atenda as necessidades da empresa.

Implementação de um SGQ em uma Policlínica

Membros: Júlia Schmitz, Eduardo Legat Springmann, Mickael Saadi de Penedo e Mateus Lamin

Orientadoras: Mirna de Borba e Mônica Maria Mendes Luna

O projeto consiste em implantar um sistema de gestão da qualidade segundo a norma ISO 9001:2015, realizado por meio de uma pesquisa-ação em uma Policlínica.  Inicialmente será feito um diagnóstico da empresa, com a participação no seu Planejamento Estratégico e definição do escopo do sistema. Em seguida serão mapeados todos os processos, identificadas as atividades críticas, analisados os riscos e elaboradas as informações documentadas. Na sequência será realizada a estruturação do sistema documental para a empresa. Por último será implantado o sistema através de treinamento e auditoria interna.

Projeto de Desempenho Energético Operacional (DEO)

Membro: Bárbara Martins.

Orientadora: Ana Paula Melo

As edificações brasileiras são responsáveis por 48% do consumo de energia elétrica no país. Com o atual aumento do consumo e a recente escassez de chuvas, a demanda energética tem sido suprida por uso de centrais térmicas, elevando drasticamente o custo e as emissões de gás carbônico da geração elétrica. Tendo isso em vista, o projeto foi criado com o intuito de entender o consumo energético de edificações em operação a fim de permitir uma gestão de consumo e operação mais eficiente através de auditorias energéticas. Inicialmente, será realizado um benchmark para analisar o desempenho energético das edificações, conforme a norma ISO 50.001, a qual exige o uso de benchmarks na aplicação de gestão energética. Após essa etapa, o benchmark viabilizará sistemas de etiquetagem de eficiência energética em operação.

SE INTERESSOU PELOS NOSSOS PROJETOS?

ENTRE EM CONTATO:

CONTATO

Universidade Federal de Santa Catarina

Campus Trindade

R. Dep. Antônio Edu Vieira - Trindade, Florianópolis - SC, 88040-535, Brazil.

petepsufsc@gmail.com

(048) 3721-7060

  • Black Facebook Icon
  • Black LinkedIn Icon
  • Black Instagram Icon

© Desenvolvido pelo grupo de Marketing 2017.2 e revisado pelo grupo de Marketing 2021.1