PROJETOS CORRENTES

Implementação de um SGQ em uma Policlínica

Membros: Júlia Schmitz, Eduardo Legat Springmann, Mickael Saadi de Penedo e Mateus Lamin

Orientadoras: Mirna de Borba e Mônica Maria Mendes Luna

O projeto consiste em implantar um sistema de gestão da qualidade segundo a norma ISO 9001:2015, realizado por meio de uma pesquisa-ação em uma Policlínica, São Lucas, localizada na Palhoça.  Inicialmente será feito um diagnóstico da empresa, com a participação no seu Planejamento Estratégico e definição do escopo do sistema. Em seguida serão mapeados todos os processos, identificadas as atividades críticas, analisados os riscos e elaboradas as informações documentadas. Na sequência será realizada a estruturação do sistema documental para a empresa. Por último será implantado o sistema através de treinamento e auditoria interna.

Análise dos dados da pesquisa exploratória dos fatores geradores das altas taxas de reprovação na Engenharia de Produção da UFSC

Membros: Anna Clara Ribeiro, João Vitor Goedert e Maria Eduarda Furtado

Orientadores: Marina Bouzon e Rogério Miorando

O objetivo deste projeto é analisar os dados obtidos no projeto “Pesquisa exploratória dos fatores geradores das altas taxas de reprovação na Engenharia de Produção da UFSC”, a fim de encontrar padrões e interligação entre os fatores primários e secundários que levam o aluno a esta condição de baixo índice de propensão à conclusão do curso de graduação.

Mapeamento de Processos em uma empresa de cartão convênio que oferece redução nos valores em serviços de saúde.

Membros: Arthur Dutra Locks, Igor Augusto Obreli Mouco e Marcos Miyahara Hirano.

Orientadora: Mirna de Borba

O projeto consiste em mapear, analisar e padronizar todos os processos da empresa Clincard. Inicialmente serão identificados os macros processos e os processos. Em seguida, todos eles, identificados, serão mapeados e analisados. Por fim serão apresentadas propostas de melhorias e padronização dos processos, indicadores de qualidade para os processos mais críticos e a elaboração de instruções de trabalho para as atividades realizadas em cada processo. Por fim, deseja-se transformar o projeto em um artigo acadêmico.

Produção de uma Arquibancada Retrátil para um Ginásio Poliesportivo da UFSC

Membro: Felipe Dalla Vecchia Lourenço.

Orientador: Humberto Jorge Gonçalves Moreira de Carvalho

O objetivo principal é modelar, projetar e fazer uma arquibancada retrátil, de forma inovadora e personalizada, se adequando as medidas do ambiente inserido e levando em consideração a preocupação com a sustentabilidade, propondo redução dos materiais utilizados e buscando utilizar materiais reciclados. Tudo isso, tendo como primórdio a segurança dos usuários, por isso, contará com testes mecânicos desenvolvidos em parceria com o Departamento da Engenharia Mecânica da UFSC, bem como a execução do sistema proposto.

Projeto de Desempenho Energético Operacional (DEO)

Membro: Bárbara Martins.

Orientadora: Ana Paula Melo

As edificações brasileiras são responsáveis por 48% do consumo de energia elétrica no país. Com o atual aumento do consumo e a recente escassez de chuvas, a demanda energética tem sido suprida por uso de centrais térmicas, elevando drasticamente o custo e as emissões de gás carbônico da geração elétrica. Tendo isso em vista, o projeto foi criado com o intuito de entender o consumo energético de edificações em operação a fim de permitir uma gestão de consumo e operação mais eficiente através de auditorias energéticas. Inicialmente, será realizado um benchmark para analisar o desempenho energético das edificações, conforme a norma ISO 50.001, a qual exige o uso de benchmarks na aplicação de gestão energética. Após essa etapa, o benchmark viabilizará sistemas de etiquetagem de eficiência energética em operação.

SE INTERESSOU PELOS NOSSOS PROJETOS?

ENTRE EM CONTATO:

© Desenvolvido pelo grupo de Marketing 2017.2 e revisado pelo grupo de Marketing 2020.1

  • Black Facebook Icon
  • Black LinkedIn Icon
  • Black Instagram Icon